Nesta sexta-feira

Nossa Senhora Aparecida inicia sua viagem à Europa Central

Nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, começa a viagem da imagem de Nossa Senhora Aparecida à Praga, na República Tcheca. A Padroeira do Brasil sairá do Santuário de Aparecida às 11 horas, em direção à Base Aérea de Guaratinguetá. Um carro do Corpo de Bombeiros transportará a imagem, acompanhada por Dom Damasceno, Arcebispo de Aparecida, e por fiéis.

Às 12 horas, na Base Aérea de Guaratinguetá, haverá uma solenidade em homenagem à Santa. Às 12h30, a comitiva, composta por Dom Damasceno e empresários, segue para Natal, Rio Grande do Norte, com chegada prevista para às 16h45, na base aérea. Em seguida, a imagem será levada em carro do Corpo de Bombeiros para a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, onde acontecerá uma missa, às 18 horas, com a presença de fiéis de toda a região.

No sábado, dia 15, às 7 horas, a comitiva partirá para seu destino final, Praga, onde no dia 17, às 12 horas, será celebrada a entronização da Padroeira do Brasil, na Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga.

Pela primeira vez, a imagem – fac-símile numerado do qual só existe mais um exemplar na Europa, em Portugal – ficará ao lado de Menino Jesus de Praga, na Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, na capital da República Tcheca.

A cerimônia de entronização será realizada no dia 17 de setembro pelo Arcebispo brasileiro Dom Raymundo Damasceno Assis, e pelo Cardeal da Arquidiocese de Praga, Miloslav Vlk. A Primeira Dama da República Tcheca, Lívia Klausová, e o Ministro de Relações Exteriores, senador Karel Schwarzenberg, já confirmaram presença.

A entronização é resultado de uma solicitação feita aos empresários brasileiros pelo embaixador do Brasil na República Tcheca, Affonso Massot, em visita a São Paulo no final do ano passado. Na ocasião, o embaixador pediu o apoio de empresários – entre eles Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e Fernando Arruda Botelho, do Instituto Arruda Botelho – para levar a imagem de Nossa Senhora Aparecida à República Tcheca.

"Os milhares de brasileiros que visitam Praga todos os anos passarão a ter um marco de referência de nosso país que os fará sentirem-se ainda mais confortados e próximos da pátria, promovendo-se dessa forma uma aproximação muito especial – e perene – entre as cidades de Aparecida e Praga, e entre o Brasil e a República Tcheca", diz o embaixador Massot.

Devoção à Nossa Senhora Aparecida

No ano de 1717, no Porto de Itaguaçu, no Brasil, em uma época extremamente escassa de peixes, três pescadores jogaram uma rede que voltou vazia, a não ser por uma imagem em terracota, de 39 cm, que jazia ao fundo dela. A imagem estava quebrada na altura do pescoço. Os pescadores jogaram novamente a rede e, desta vez, pescaram uma pequena cabeça.

Reunindo cabeça e corpo, descobriram que a imagem era a de Nossa Senhora da Conceição. Na terceira vez em que jogaram a rede, ela voltou carregada de peixes. E a pescaria continuou tão abundante que os pescadores e sua família entenderam que só poderia ter acontecido um milagre.

Por ter aparecido de uma maneira tão misteriosa, a imagem passou a ser conhecida como "Aparecida", nome que a consagrou na devoção popular.

A primeira capela foi construída no Morro dos Coqueiros, hoje Praça Nossa Senhora Aparecida. Sua inauguração, e com ela o surgimento do povoado de Aparecida, aconteceu no dia 26 de julho de 1745. Em 1930, o Papa Pio XI assinou decreto proclamando Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil. Seu dia é comemorado em 12 de outubro, feriado nacional.

Hoje, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, onde a imagem se encontra, é considerado o maior santuário mariano do mundo, localizando-se entre Rio de Janeiro e São Paulo, as duas maiores cidades do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo