Uma réplica da imagem da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, a única na Europa de uma série numerada em comemoração a padroeira do Brasil, será levada em procissão ao altar da Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, onde se encontra o Menino Jesus de Praga, na República Tcheca.
Em comunicado do Santuário Nacional e Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, divulgado nesta quarta-feira, anunciou-se que, no dia 11 de setembro, a imagem seguirá de Aparecida do Norte (São Paulo – Brasil) à Praga, em uma peregrinação liderada pelo Arcebispo Dom Raymundo Damasceno.
Um ato religioso está previsto para o dia 17 de setembro, presidido por Dom Damasceno e o Cardeal tcheco Miloslav Vlk, onde a imagem da 'Virgem Morena' será colocada junto ao altar do Menino Jesus de Praga.
Os porta-vozes de Aparecida informaram que estarão presentes a primeira dama da Republica Tcheca, Livia Klausová, e o ministro das Relações Exteriores, Karel Schwarzenberg.
O embaixador brasileiro na República Tcheca, Affonso Massot, lançou esta iniciativa pois muitos brasileiros vivem na Europa e visitam anualmente o Menino Jesus de Praga. Além de contar com o aval da Igreja Católica, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o Instituto Arruda Botelho, também apoiaram a iniciativa.
Uma caravana partirá de Aparecida e irá até Guaratinguetá (SP), seguindo de avião para Natal (Rio Grande do Norte – Brasil). Após uma procissão e missa em Natal, a peregrinação irá para Praga, chegando lá no dia 13 de setembro, onde estará exposta por 4 dias até a cerimônia religiosa no dia 17.
Nossa Senhora de Aparecida se tornou padroeira do Brasil em 1717, depois que, em Porto do Itaguaçu, foi encontrada por três pescadores, em um dia que não conseguiam pescar nada. Encheram as redes de peixe depois de encontrar a imagem de terracota, com 39 cm, sem cabeça da Virgem Maria. Ao lançarem a rede novamente, recuperaram a cabeça que faltava a imagem, que por sua aparição misteriosa recebeu o nome popular de 'Aparecida'.
Em 1930 e, depois de terem edificado um templo em sua honra há mais de 2 séculos, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora de Aparecida como Padroeira do Brasil, tendo como data de celebração o dia 12 de outubro, feriado nacional no Brasil.