Acontece em São Paulo, a XXI Assembléia Geral da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Participam deste evento representantes de várias entidades nacionais e internacionais e cerca de 540 religiosos e religiosas do Brasil.
Em continuidade com a caminhada da vida religiosa no Brasil, e levando em conta as atuais mudanças sócio-culturais, políticas e religiosas, o tema da Assembléia é Vida Religiosa e espaços em transformação e o lema: “Diga a esta geração, avance!” (Ex. 14,15).
Além de refletir sobre a situação da vida religiosa no Brasil à luz do tema e do lema e de escolher as prioridades para os próximos três anos, esta Assembléia é eletiva, cabendo-lhe a tarefa de eleger e dar posse a Diretoria que terá a missão de conduzir esta entidade no próximo triênio. O encontro vai até o dia 20 de Julho .
História e missão da Conferência dos Religiosos
Fundada em 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro, durante o Congresso Nacional dos Religiosos/as, a Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Nacional -, é uma organização de cunho religioso e eclesial de pleno direito pontifício. Congrega os institutos religiosos, sociedades de vida apostólica e formas nascentes de vida consagrada. De acordo com os dados do CERIS, existem no Brasil 494 Institutos femininos com 34.697 religiosas e 161 Institutos masculinos com 4.003 religiosos.
Em fidelidade ao chamado do Espírito, a CRB tem a missão de animar, articular e acompanhar a Vida Religiosa Consagrada no Brasil, no seguimento a Jesus Cristo e no serviço profético-testemunhal; promove a comunhão na diversidade de dons e carismas e incentiva a construção de novas relações intercongregacionais, eclesiais e sociais.