Unida em oração aos participantes da 31ª Assembléia Geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), que se realiza em Havana de 10 a 13 de julho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria a notícia da eleição do Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, para ser o novo presidente do CELAM.
Congratulamo-nos com o querido irmão no episcopado pela honrosa missão que é chamado a desempenhar, sinal de reconhecimento de sua inegável capacidade de servir com amor e generosidade à Igreja. O zelo e a competência com que desempenha os cargos que lhe são confiados constituem-se em características facilmente reconhecidas em Dom Damasceno.
Felicitamos, igualmente, os outros irmãos eleitos para compor a nova Presidência do CELAM, Dom Baltazar Porras Cardozo, Arcebispo de Mérida, na Venezuela, primeiro vice-presidente; Dom André Stanovnik, Bispo de Reconquista, na Argentina, segundo vice-presidente; Dom Víctor Sánchez Espinosa, Bispo auxiliar da Arquidiocese do México, secretário geral e Dom Emílio Aranguren, Bispo de Holguim, em Cuba, presidente do Comitê Econômico.
A todos auguramos tempos de muita graça e bênção ao longo do quadriênio durante o qual conduzirão os trabalhos da Igreja na América Latina e Caribe. A CNBB, fiel ao espírito de comunhão que marca a colegialidade do episcopado latino-americano e caribenho, renova seu compromisso de assumir, junto com a nova Presidência do CELAM, o incansável de trabalho levar a todos do “Continente da esperança e do amor” o evangelho a fim de que se tornem discípulos e missionários de Jesus Cristo e nele tenham vida conforme nos convocou a Conferência de Aparecia.
À Mãe de Jesus Cristo, Nossa Senhora de Aparecida, a quem confiamos nossa Igreja, suplicamos derramar abundantes graças sobre toda a América Latina.
Brasília, 12 de julho de 2007
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro
Secretaria Geral da CNBB