Vaticano

Bento XVI autoriza publicação do Documento de Aparecida

Em carta dirigida aos bispos da América Latina e do Caribe, divulgada nesta terça-feira, 10, o Papa Bento XVI aprovou o Documento Final da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada de 13 a 31 de maio, em Aparecida (SP). "Neste Documento há numerosas e oportunas indicações pastorais, motivadas com ricas reflexões à luz da fé e do contexto social atual", escreve o Papa.

Do conteúdo do Documento, Bento XVI destaca os números que falam da Eucaristia, do domingo e da formação dos católicos afirmando ter lido "com particular apreço as palavras que exortam a dar prioridade à Eucaristia e à santificação do Dia do Senhor nos programas pastorais (cf. nn. 251-252), assim como as que expressam o anseio de reforçar a formação cristã dos fiéis em geral e dos agentes de pastoral em particular".

O Papa vê com alegria a proposta da Conferência de realizar uma Missão Continental "que as Conferências Episcopais e cada diocese estão chamadas a estudar e levar a cabo".

Os Bispos querem impulsionar uma renovação da ação da Igreja e procuram traçar linhas para prosseguir na nova evangelização. O Documento Aparecida possui três partes que seguem o método de reflexão teológico-pastoral 'ver, julgar, agir'.

A introdução do documento destaca as grandes mudanças atuais. No núcleo, se encontra uma das novidades que é a de revitalizar a vida dos batizados para que permaneçam e caminhem para seguir Jesus. A terceira parte considera as principais ações pastorais com um dinamismo missionário, impulsiona uma missão continental, confirma a opção preferencial pelos pobres e promove o matrimônio e a família. O último capítulo fala dos desafios pastorais da educação e da comunicação.

O Documento conclui com uma prece dirigida a Jesus Cristo: "Fica conosco porque é tarde e o dia declina". O Documento Aparecida, em espanhol, já pode ser baixado da internet no site oficial do CELAM.   

.: Íntegra da carta de Bento XVI, em espanhol, autorizando a publicação do documento

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo