Nova estação

Inverno chega com cara de verão

O inverno foi recebido esse ano com um forte sol, que mais tinha cara de verão. Foi o outono que deixou no ar as altas temperaturas, que podem permanecer até a primavera.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o inverno deste ano, que começou às 15h06 desta quinta quinta-feira, deve ser mais quente e seco na maior parte do país.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Inpe prevê temperaturas mais elevadas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. O volume de chuvas deve ser ainda mais reduzido do que a média anual. O norte da região Norte e centro-sul da região Sul do país devem registrar temperaturas abaixo da média. O volume de chuvas – já reduzido pela característica do período, deverá ser ainda menor neste ano.

O início da nova estação deverá trazer temperaturas quentes a boa parte do país, com predominância do sol entre nuvens, segundo o Inpe. No Sul, o Paraná, Santa Catarina e centro-norte do Rio Grande do Sul deverão apresentar sol entre nuvens. No sul e sudeste do Rio Grande do Sul, deverão ser registradas fortes pancadas de chuva. A temperatura máxima na região deverá ser registrada no Paraná, com 30º C, e a mínima deverá ser de 10º no sul do Paraná.

O Sudeste também deverá apresentar sol entre nuvens. O índice de umidade relativa do ar deverá ficar baixo no norte de São Paulo e oeste de Minas Gerais. A temperatura máxima deverá ser de 30º C no noroeste de Minas Gerais, e de 6º C na Serra da Mantiqueira.

O noroeste do Goiás, no Centro-Oeste do país, deverá registrar 36º C de temperatura máxima, segundo o Inpe. O Tocantins, no Norte, deverá registrar temperatura máxima de 34º C.

Na mesma região do país, a área leste de Rondônia deverá registrar a menor mínima, de 16º C. Os termômetros em Piauí, no Nordeste, poderão registrar 34º C de temperatura máxima, já a mínima na região Nordeste deverá ser de 12º C na Bahia, de acordo com o instituto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo