Evento mundial

Encontro reúne bispos franciscanos de todo o mundo

Hoje, 18 de junho 2007, iniciaram-se os trabalhos do I Encontro de Cardeais e Bispos OFM (franciscanos), que se concluirá no dia 22 na Basílica de São João de Letrão com uma Eucaristia presidida pelo Cardeal Re, Prefeito da Congregação para os Bispos.

O encontro, no qual participam 5 Cardeais OFM, 1 Cardeal filiado à Ordem, 52 Bispos e todos os membros do Governo Geral da Ordem, é uma das múltiplas iniciativas que a Ordem dos Irmãos Menores estão realizando dentro do projeto “A graça das origens”, com o qual todos os irmãos se estão preparando para a celebração do VIII Centenário da Fundação da Ordem. O encontro responde a uma convocação feita pelo Ministro geral.

O dia iniciou com a celebração de Laudes presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, OFM, Prefeito da Congregação para o Clero. Em suas palavras o Cardeal Hummes convidou todos os participantes a reviverem a experiência da conversão de São Francisco, quando, em comunhão com a Igreja local de Assis, estamos celebrando os 800 anos daquele acontecimento.

Às 9h, na sala de aula do encontro, o Ministro geral, Fr. José Rodríguez Carballo, OFM, deu as boas vindas a todos os participantes neste encontros que ele definiu como “Encontro de família” e o por que de dita iniciativa. Depois da saudação do Ministro cada Cardeal e Bispo fizeram sua própria apresentação à assembléia.

ÀS 11h, houve a primeira conferência do encontro a cargo do Frei Hermann Schaluck, OFM, ex Ministro geral da Ordem, que, sob o título “Esta é vossa vocação” fez uma reflexão sobre o caráter eclesiológico da vocação franciscana. A exposição foi seguida por um animado diálogo.

Depois do almoço, Fr. Francesco Brevi, OFM, Vigário Geral da Ordem, e Fr. Vincenzo Brocanelli, OFM, Moderador da Evangelização Misionária da Ordem, expuseram o caminho que a Ordem está fazendo nestes momentos e os projetos misionários da mesma. A exposição foi seguida por um animado diálogo de todos os participantes.

ÀS 18h30, os participantes no Encontro peregrinaram à Capillita da Porciúncula, lugar onde, segundo nos conta o primeiro biógrafo de São Francisco, nasceu a Ordem dos Irmãos Menores, lugar pelo qual Francisco tinha “um afeto especial” e no qual “fixou o ‘quartel geral’ da Ordem” (Benedicto XVI, 17-06-2007).

Ali o Ministro geral, Frei José Rodríguez Carballo, OFM, presidiu a celebração Eucarística. Em sua homilia convidou a todos a ousarem “viver o Evangelho”. “Em louvor de Cristo e do pobrezinho Francisco”. Amém.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo