Pesquisa

Jovens acreditam que estudar o catecismo enriquece a personalidade

A educação religiosa dos adolescentes é uma das tantas dificuldades e desafios que os católicos do Vietnã devem afrontar. Para fazer frente ao problema, a paróquia de Ba Chuong, na Arquidiocese de Saigon, realizou uma sondagem entre os jovens e falou com os pais.

"Com a sondagem sobre o ensino do catecismo aos adolescentes _ explicou à agência de notícias AsiaNews, Ir. Lang _ constatamos que 100% dos adolescentes considera muito pesado o estudo na escola pública, o que dificulta encontrar tempo para se dedicar ao catecismo. 70% dos jovens reconheceram que estudar o catecismo ajuda a ser fortes na fé e nas convicções. Esses jovens sabem que estudam o catecismo para responder às exigências da família e da tradição da Igreja e da paróquia."

"Estudando o catecismo _ disse, por sua vez, Ir. Thiet _ os adolescentes acreditam que irão melhorar sua personalidade, sensibilidade e conhecimento sobre o modo de comportar-se com seus amigos. Por vezes, pensam no catecismo como um tema humano, mas não para a fé católica. Por isso, todos nós _ catequistas, pais, sacerdotes e religiosas _ queremos ter uma orientação educativa. Por fim, temos necessidade de uma metodologia de ensino, de compreender a psicologia da adolescência e as preocupações dos pais pelos filhos, no que diz respeito ao estudo e à vida" _ acrescentou a religiosa.

Os pais desempenham um papel muito importante na educação de seus filhos à fé. Os adultos que têm uma vida de fé serão um bom exemplo para os filhos. Os filhos são encorajados a viver bem e são motivados a freqüentar a catequese. Os sacerdotes organizarão grupos de pais, para discutir sobre questões que dizem respeito à catequese dos seus filhos, como fez a paróquia de Ba Chuong.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo