As igrejas da capital austríaca permanecerão abertas durante toda a noite. A iniciativa intitulada "Noite branca das igrejas" conta com a participação de 160 igrejas de Viena.
Além de Viena, também Linz, Graz, Klagenfurt e Salisburgo aderiram à iniciativa: ao todo serão 260 igrejas abertas. As portas permanecerão abertas até a 1 hora da manhã e, em alguns casos, durante toda a noite.
Em Viena está previsto um amplo programa com mais de mil eventos: concertos, espetáculos, discursos, mostras e orações. Na capital, o programa abre com a celebração da missa, com presença do cardeal-arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, e de representantes de outras Igrejas.
Na capela de Hofburg, o antigo palácio imperial, se realizará um concerto da Filarmônica de Viena e outro do "Wiener Saengerknaben", o famoso coro vienense de crianças.
A Catedral de Santo Estevão _ símbolo de Viena _ ficará iluminada noite adentro, com lâmpadas multicores. No seu interior, se realizará um concerto para órgão, com uma obra de Haydn.
Na "Minoritenkirche" _ a igreja da comunidade italiana em Viena _ o Cardeal Schönborn e o superintendente do Festival "Wiener Festwochen", Luc Bondy, falarão sobre o tema "Culpa e perdão no Cristianismo e na cultura".