O Papa Bento XVI deverá realizar uma viagem à França no final de maio do próximo ano, informou nesta segunda-feira a agência franco-alemã I-Media.
A fonte disse que o presidente dos bispos franceses, Jean-Pierre Ricard, convidou o Pontífice a visitar a cidade de Lourdes no dia 31 de maio do ano que vem. O organizador das viagens do Papa, Alberto Gasbarri, deverá realizar em breve uma inspeção em Lourdes para a preparação da viagem, afirmou a fonte.
Segundo a agência, outras etapas na França poderiam ser Paris e Estrasburgo. Lourdes foi o destino da última viagem internacional de João Paulo II, em agosto de 2004, poucos meses antes de sua morte, ocorrida em 2 de abril de 2005.
Uma eventual visita a Paris permitiria que Bento XVI visitar a catedral de Notre-Dame e encontrar o novo presidente francês, Nicolas Sarkozy. Em Estrasburgo, o Santo Padre poderia visitar o Conselho da Europa e o Parlamento europeu. Este último convite já foi aceito pelo Pontífice, que não indicou, no entanto, uma data para o evento.