Coletiva de Imprensa

Aprovado o esquema de trabalho da V Conferência

Foi aprovado o esquema de trabalho que deve orientar o trabalho dos bispos para a elaboração do Documento Final da Conferência de Aparecida (SP). A novidade foi anunciada neste final de tarde pelo arcebispo do Panamá, Dom José Luis Lacunza.

Segundo o bispo, serão focados três aspectos: realidade, identidade e exigências. Realidade do mundo e da Igreja, identidade do discípulo e missionário e exigências desta missão.

Em termos gerais, serão sete grandes temas e a assembléia será divida em sete comissões, em 16 ou 18 subcomissões, com cada tema sendo divido em duas ou três comissões, conforme a necessidade. 

Na Coletiva deste final de tarde, participaram Dom Orani João Tempesta, arcebispo de Belém (PA), junto com Dom José Luis Lacunza, citado acima, para pontualizar as atividades deste dia.

Dom Orani explicou que esta é uma semana muito importante, por causa da aprovação do esquema dos trabalhos da V Conferência que irá nortear as atividades e estudos para a elaboração do Documento de Aparecida.

Explicando as intensas atividades do dia, Dom Orani explicou o trabalho realizado nesta segunda-feira, 21, para que o esquema de trabalho fosse montado e apresentado para ser aprovado pela assembléia: "pela manhã foram ouvidas muitas colocações, onde os vários participantes expuseram suas idéias. Depois foi apresentado uma sugestão do esquema do Documento de Aparecida, com as várias idéias trabalhadas nos 15 grupos de discussão".

Este esquema dos trabalhos da V Conferência foi votado no final da tarde, mesmo horário da coletiva, sendo escolhidos os temas prioritários que serão discutidos pelas sub-comissões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo