V Conferência

Episcopado olha a realidade a partir do enfoque da cultura

O tema aprofundado nesta quinta-feira, 17, na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que acontece em Aparecida (SP) desde o dia 13, é a questão da cultura, um dos pontos fundamentais neste momento de mudança de época. “Não é só uma mudança dentro de aspecto secundário da cultura, mas uma mudança muito forte”, afirmou o Arcebispo Metropolitano de Brasília (DF) Dom João Braz de Aviz.

Segundo o arcebispo, basta pensar em toda biotecnologia, em toda esta questão da globalização, da velocidade da vida, hoje, em todos os sentidos, para perceber que estamos passando por um momento crítico que demorará bastante.

"A V Conferência está se aprofundando no estudo da cultura, e o episcopado está olhando a realidade a partir deste enfoque", declarou Dom João.

Durante a sessão foram realizados trabalhos em grupos, levantando os problemas mais relevantes da sociedade, da Igreja dentro da América Latina e Caribe. No decorrer dos trabalhos nota-se uma grande diversidade de situações entre os países latino-americanos, mas há outras que são bastante comuns entre eles. O coordenador e o relator de cada grupo expõe para Assembléia os temas e as conclusões a que chegaram após cada estudo.

A V Conferência segue com seus trabalhos até o dia 31, no final será publicado um documento com todas decisões estabelecidas durante o evento, e receberá o nome "Documento de Aparecida", o qual será enviado ao Santo Padre para avaliação. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo