SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Arcebispos brasileiros receberão o pálio das mãos do Papa Leão XIV

Solenidade de São Pedro e São Paulo reúne os arcebispos nomeados nos últimos meses para a profissão de fidelidade ao Papa e à Igreja

Da Redação, com agências 

Detalhe da cerimônia de entrega do pálio: Papa veste paramento litúrgico vermelho e segura o pálio branco, faixa de lã ornamentada com cruzes pretas, símbolo da comunhão dos arcebispos metropolitanos com o Sucessor de Pedro.

Pálio utilizado na cerimônia de imposição aos arcebispos metropolitanos /Foto: Alessia Giuliani / Hans Lucas via Reuters

Dom Mário Antonio da Silva, Dom Julio Endi Akamine, Dom Marco Aurélio Gubiotti e Dom José Roberto Fortes Palau estão entre os brasileiros que receberão, na próxima segunda-feira, 29, Solenidade de São Pedro e São Paulo, o pálio das mãos do Papa Leão XIV durante a Santa Missa no Vaticano. O rito é realizado anualmente com os arcebispos nomeados nos meses anteriores.

A cerimônia acontecerá às 9h30 (horário de Roma), o que corresponde às 4h30 da manhã no horário de Brasília. Durante a celebração, os novos arcebispos metropolitanos farão a profissão de fidelidade à Igreja e ao Santo Padre. Entre as promessas pronunciadas está o compromisso: “Serei sempre fiel e obediente ao Bem-aventurado Apóstolo Pedro, à Santa e Apostólica Igreja de Roma, a ti, Sumo Pontífice, e a teus legítimos sucessores. Assim me ajude Deus Onipotente”.

A palavra pálio deriva do latim pallium, que significa “manto”. Sua origem remonta aos primeiros séculos do Cristianismo, quando era utilizado pelos bispos como sinal de autoridade pastoral. O primeiro registro histórico da concessão formal do pálio data do ano 513, quando o Papa Símaco o entregou a São Cesário de Arles.

Ao longo dos séculos, a veste evoluiu até assumir o formato atual, tornando-se exclusiva dos arcebispos metropolitanos. Hoje, o pálio permanece como um dos mais importantes símbolos da comunhão entre os arcebispos e o Sucessor de Pedro.

Nomeações e posses

Dom Mário foi nomeado arcebispo de Aparecida em 2 de março deste ano e tomou posse em 2 de maio, após a renúncia de Dom Orlando Brandes.

Nomeado arcebispo metropolitano de Belém pelo Papa Francisco em 7 de março de 2025, Dom Julio Endi Akamine é o décimo primeiro arcebispo da Igreja de Belém e assumiu o governo pastoral da arquidiocese em 6 de agosto de 2025, após a aceitação da renúncia de Dom Alberto Taveira Corrêa.

Em 8 de janeiro deste ano, Dom Marco Aurélio foi nomeado arcebispo metropolitano de Juiz de Fora e Dom José Roberto Fortes Palau foi nomeado arcebispo metropolitano de Sorocaba pelo Papa Leão XIV. Dom Marco tomou posse da arquidiocese em 7 de março, sucedendo a Dom Gil Antônio Moreira. Já Dom José Roberto assumiu a arquidiocese em 28 de fevereiro, após um período de vacância da sede episcopal de Sorocaba.

Lã apresentada na Festa de Santa Inês

Em 21 de janeiro deste ano, foram apresentados ao Papa dois cordeiros, que foram abençoados por ocasião da memória litúrgica de Santa Inês, Virgem e Mártir, na basílica homônima situada na Via Nomentana.

A lã desses cordeiros foi utilizada na confecção dos pálios destinados aos novos arcebispos metropolitanos. O pálio atual consiste em uma faixa de lã branca com aproximadamente cinco centímetros de largura, adaptada ao formato dos ombros. Possui duas extremidades pendentes, à frente e às costas, formando um desenho semelhante à letra “Y”.

A peça traz seis cruzes negras, que recordam as chagas de Cristo, e três alfinetes ornamentais que remetem à tradição histórica de sua fixação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content