“Que o diabo não vos engane” foi o tema abordado por Alexandre Oliveira e Beatriz Valdez; padre Donizete Heleno pregou sobre profetismo
Jéssica Marçal
Da Redação

Foto: Beatriz Valdez e Alexandre Oliveira durante pregação nesta manhã / Foto: Reprodução TV Canção Nova
“Que o diabo não vos engane”. O trecho do Evangelho segundo Mateus (4, 1-11) foi o centro da pregação da manhã desta terça-feira, 17, no Rebanhão Canção Nova. O momento de reflexão foi conduzido pelo missionário Alexandre Oliveira e por sua filha, Beatriz Valdez.
Logo no início da pregação, Alexandre lançou algumas perguntas, convidando cada um à reflexão, sobre como viveram esses dias de retiro. E mais: o que pretendem fazer com tudo o que vivenciaram nesses dias.
Acesse
.: Programação completa do Rebanhão 2026
Citando o Evangelho que foi o mote de sua reflexão, o pregador comentou as tentações que Jesus sofreu no deserto, nas quais o demônio enfatizava a condição de Jesus de Filho de Deus. “O demônio vai querer mexer com isso. Satanás tenta enganar, pegar Jesus naquilo que é a sua missão (…). Satanás propõe a Jesus um jeito de ser Messias que é oposto daquilo que Deus falou”, disse.
Alexandre partilhou com os fiéis a visão de Santo Ambrósio sobre estas tentações. O santo ensina que Jesus foi tentado como homem e também foi como tal que superou as tentações. “Não agiu como Deus usando do seu poder, mas como homem serviu-se dos auxílios que tem em comum conosco”. Alexandre explicou que, na prática, se Jesus tivesse enfrentado as tentações apenas como Deus, muitos poderiam se perguntar de que isso serviria de exemplo ao homem, que não teria a mesma condição de resistir às tentações.
A dignidade de Filhos de Deus
A partir da identidade de Jesus – Filho de Deus – Beatriz ressaltou a identidade que cada ser humano também tem como filho de Deus. Ela lembrou que o diabo se usou exatamente dessa condição para tentar Jesus, logo, ser amado por Deus e se reconhecer como Seu filho não isenta ser humano algum das tentações, pelo contrário.
“Nosso erro é achar que o diabo só quer nos desmerecer, mas o diabo quer nos fazer subir, nos testar e a gente começa a sair do nosso lugar de seres humanos. O diabo quis futilizar o objetivo de Jesus”, afirmou Beatriz.
Leia também
.: “Deus não faz nada mal feito: nosso Deus é perfeito”, prega missionário
.: Padre Marcelo Rossi: somos vitoriosos pelo Sangue de Jesus
Os fiéis também estão submetidos ao risco dessa tentação, por isso, precisam se colocar em seu lugar, observou Alexandre, reconhecendo a sua própria missão e seguindo-a, a exemplo de Jesus. “Se você não tiver clareza de qual é a sua missão, o diabo vai tentar te enganar exatamente nisso e vai te tornar fútil. E você vai se desviar do seu caminho, do seu propósito (…) O demônio vai tentar de tudo para te desviar da sua missão. Acorde! Ponha-se no seu lugar! A gente precisa abraçar a nossa missão”, exaltou.
Para isso, é preciso abraçar a própria humanidade, que é um dom de Deus, enfatizaram os pregadores. Beatriz lembrou que o próprio Deus abraçou esta humanidade em Cristo Jesus. “Deus se abaixa porque Ele quer se encontrar com os pequeninos, mas a gente cai na enganação de ir crescendo e de repente perdemos Deus de vista. É assim que o diabo futiliza a nossa identidade”, disse.
Concluindo a pregação, Alexandre considerou que o Rebanhão vai acabar e cada um vai voltar para sua casa. Foi então que ele retomou a pergunta inicial – “o que você pretende fazer com tudo o que você viveu neste retiro?” – e deixou indicações. “Ame, perdoe, não perca tempo. Seja gente, não deixe o diabo te enganar. Você está aqui para evangelizar”, concluiu.
“Chamados ao Profetismo”

Padre Donizete Heleno, da Comunidade Canção Nova / Foto: Reprodução TV Canção Nova
A segunda pregação do dia foi realizada pelo vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Donizete Heleno Ferreira, com o tema “Chamados ao Profetismo”.
Citando o Catecismo da Igreja Católica (785), o sacerdote destacou que o profetismo é inerente à vida dos batizados. “A nossa vida precisa ser profetismo. Nós recebemos de Deus esta missão e participamos do profetismo de Jesus através do nosso Batismo”, explicou.
Quem adere a essa fé, observou padre Donizete, precisa defender a verdade que lhe foi transmitida. “Você participa do profetismo de Jesus quando você adere com todo o teu coração, o teu entendimento e as tuas forças à fé que foi transmitida para você. Mas também quando você aprofunda o conhecimento desta fé”.
O sacerdote enfatizou que o profetismo é para todos. Já no Antigo Testamento havia relatos desse profetismo. Samuel, Natan e Elias foram citados como exemplo de profetas que confrontaram os reis da época, denunciando as irregularidades e a verdade que então precisava ser anunciada. “Nós também vivemos neste mesmo desafio”, disse padre Donizete. “Assuma o seu profetismo, tenha a coragem de dizer da sua fé.”
“Deus não quer que nenhum dos seus filhos se perca”, concluiu padre Donizete. “Por isso Ele nos deu o seu Espírito, nos deu profetas, nos dá a sua Palavra para despertar a nossa consciência e o nosso coração adormecidos, endurecidos pelo pecado e pelo erro, para que de pé, restaurados, salvos, nós também exerçamos o profetismo na vida dos nossos irmãos.”
Últimas atividades do Rebanhão
A programação do Rebanhão segue na tarde de hoje com pregação do padre Ricardo Rodolfo, da Comunidade Canção Nova, às 13h50. Depois, Terço da Misericórdia às 15h, Missa às 16h presidida pelo padre Roger Luís e Terço Mariano às 17h45.
A partir das 21h, haverá um a Noite Oracional, conduzida por Bruna Marta e Orlando Júnior. Às 22h, padre Rogr Luís encerrará a programação do dia com Adoração ao Santíssimo Sacramento.
O Rebanhão termina, oficialmente, nesta Quarta-Feira de Cinzas, 18, com várias celebrações eucarísticas ao longo do dia (7h, 12h, 18h30, 20h) no Santuário do Pai das Misericórdias, abrindo o tempo litúrgico da Quaresma.




