O Pontífice recebeu os Carabineiros ‘que estão a serviço da lei e da ordem na área metropolitana de Roma e na província’
Da redação, com Vatican News

Papa Leão XIV / Foto: IMAGO – Catholic Press Photo via Reuters
O Papa Leão XIV recebeu em audiência, na Sala Clementina, no Vaticano, nesta sexta-feira, 13, os Carabineiros da Província de Roma. O Pontífice deu as boas-vindas aos militares “que estão a serviço da lei e da ordem na área metropolitana de Roma e na província”.
Ano Jubilar, experiência enriquecedora
“Fiquei muito feliz em saber que o último Ano Jubilar, apesar de ter sido particularmente exigente, foi para vocês uma experiência enriquecedora, tanto no plano humano quanto no profissional.”
De acordo com o Papa, “foi assim para todos nós que vivemos em Roma”. “O testemunho de muitos peregrinos nos edificou”, sublinhou. A seguir, acrescentou:
“Penso no alvorecer do cristianismo nesta cidade, quando a Boa Nova de Jesus começou a circular nos vários ambientes, até mesmo no exército: uma nova maneira de viver e pensar, um Deus que é amor, misericórdia, perdão; uma fraternidade entre todos os homens e mulheres que transcende todas as diferenças sociais e étnicas.”
Respeito absoluto pela vida e pela pessoa humana
“Queridos amigos, vocês são militares e conhecem bem o significado de hierarquia, comando e obediência. Nós também usamos essas palavras na Igreja, transformada pela novidade do Evangelho”, disse ainda Leão XIV, ressaltando que “da mesma forma, o Evangelho, ao longo dos séculos, permeou as estruturas, os critérios, os modos de agir e pensar das civilizações que penetrou; não por meio de uma revolução violenta, mas por meio de uma transformação pacífica, de dentro para fora, através das consciências, da conversão dos corações”.
“Assim, o Evangelho levou a todos os lugares um sentido de Deus e da humanidade: respeito absoluto pela vida e pela pessoa humana, junto com a adoração a Deus e somente a Ele.”
Realizar o serviço com a consciência reta
“Somos chamados a redescobrir a essência da mensagem cristã e o estilo da Igreja nascente, a encarná-los em nosso mundo tão diferente e muito mais complexo”, disse ainda Leão XIV, recordando que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre”.
O Papa agradeceu aos Carabineiros pelo “serviço que prestam, em particular em torno do Vaticano e na cidade de Roma”. “Desejo-lhes que o realizem com a consciência reta, fiéis aos princípios e regras da Arma dos Carabineiros e, como cristãos, fiéis ao Evangelho, que enche cada intenção e cada ação com a caridade de Cristo”, concluiu.




