Enviado do Papa para a celebração do Dia Mundial do Enfermo na Diocese de Chiclayo, cardeal visitou hospital nesta segunda-feira, 9
Da Redação, com Celam

Cardeal Czerny visitou Hospital Nacional Almanzor Aguinaga Asenjo, em Chiclayo, nesta segunda-feira, 9 / Foto: Reprodução Celam
As atividades celebrativas do Dia Mundial do Enfermo na Diocese de Chiclayo, no Peru, tiveram início nesta segunda-feira, 9. A programação contou com a presença do enviado especial do Papa Leão XIV, o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral, Cardeal Michael Czerny,
A delegação pontifícia chegou ao Peru neste domingo, 8. A presença do cardeal é um sinal concreto da comunhão do Santo Padre com a diocese local, onde ele mesmo serviu como bispo antes de ser eleito Papa. O bispo de Chiclayo, Dom Edinson Edgardo Farfán Córdova, destacou, em breves palavras, que receber o enviado do Papa é receber o próprio Pontífice.
Leia mais
.: Papa: ser próximo do outro depende da decisão de amar
.: Papa exorta fiéis a pedirem intercessão da Virgem Maria pelos doentes
Czerny foi acolhido por fiéis, agentes pastorais e autoridades eclesiais junto aos colaboradores da Santa Sé e representantes da Nunciatura Apostólica no Peru que o acompanham neste período. Sua visita faz parte de uma celebração que destaca os doentes, os profissionais de saúde e aqueles que acompanham o sofrimento humano através de um serviço silencioso e diário.

Cardeal Czerny acena para fiéis em sua chegada a Chiclayo / Foto: Reprodução Celam
Visita a hospital
No primeiro dia de atividades, o cardeal realizou uma visita pastoral ao Hospital Nacional Almanzor Aguinaga Asenjo, em Chiclayo, levando uma mensagem de proximidade, consolo e esperança àqueles que se encontram doentes. Durante sua passagem pelo local, o representante do Papa teve breves encontros com pacientes e seus familiares, ouvindo seus testemunhos e compartilhando palavras de encorajamento espiritual, confiando seus sofrimentos e esperanças a Deus.
O prefeito do dicastério também se dirigiu a médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários administrativos, aos quais expressou gratidão pela sua dedicação diária.
A programação da visita continua nesta terça-feira, 10. Incluindo um evento acadêmico com foco nos desafios da área da saúde, o evento contará com a participação de três especialistas internacionais: Luis Soalri, Luz Loo e o padre Alejandro Álvarez. Na quarta-feira, 11, a Missa presidida pelo Cardeal Czerny e concelebrada pelo Núncio Apostólico no Peru, Dom Paolo Rocco Gualtieri, e Dom Edinson Farfán, concluirá as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Enfermo.



