CRISTÃO PULA CARNAVAL?

“Nossa alegria é duradoura: em Deus somos felizes sempre”, afirma padre

Período do Carnaval se aproxima, trazendo para algumas pessoas dias de tempo livre que podem ser usados para buscar a verdadeira alegria

Gabriel Fontana
Da Redação

A imagem ilustra a silhueta de um homem em uma praia, constrastando com o céu ao pôr do sol.

Foto: Canva

Segundo um dito popular, o ano só começa no Brasil depois do Carnaval. A data, neste ano, será no dia 17 de fevereiro, mas a folia, muitas vezes, não tem dia para começar nem para terminar.

Apesar disso, não há unanimidade sobre a forma como celebrar esse período de festas. Enquanto algumas pessoas enxergam os blocos e outras atividades como um sinônimo de alegria, outros entendem que esta época é marcada por apelos a imoralidades e uma falsa sensação de felicidade. 

Em sua Carta aos Gálatas, São Paulo cita a alegria como um dos frutos do Espírito Santo (Gl 5,22). Em outras palavras, o apóstolo escreve que é feliz quem vive uma vida no Espírito, segundo a vontade de Deus, e não guiado pelos prazeres carnais. Da mesma forma, o Catecismo da Igreja Católica aponta que a vivência das virtudes humanas propiciam facilidade, domínio e alegria para levar uma vida virtualmente boa (n. 1802).

A imagem ilustra um padre católico, de pele parda e cabelos curtos e grisalhos, vestindo paramentos litúrgicos brancos e usando óuclos, com um microfone na mçao direita e um papel na mão esquerda.

Monsenhor José Benedito Barbosa / Foto: Arquivo pessoal

Pároco da Paróquia Santa Cecília, em Cruzeiro (SP), monsenhor José Benedito Barbosa reconhece que falar de alegria em um mundo dominado por uma visão hedonista, no qual o “ter” é mais importante que o “ser” é um desafio para a evangelização. Neste contexto, ele frisa que a alegria está em dispor-se sempre a ouvir Deus e fazer a Sua vontade.

“A alegria dos que creem vem de Deus, vem do alto. Enquanto as pessoas buscarem a alegria nos bens, nas coisas e até em pessoas, elas nunca ficarão saciadas”, alerta monsenhor José Benedito. Ele recorda outros trechos da Sagrada Escritura que falam sobre a alegria, como a Carta de São Paulo aos Filipenses – “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!” (Fl 4,4) – e o Salmo 105 – “Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor” (Sl 105).

A alegria dos que creem vem de Deus, vem do alto.
– Monsenhor José Benedito Barbosa

Segundo o sacerdote, o ser humano é feliz quando busca a beleza da vida nos irmãos, na natureza e na Criação. “Nossa alegria é duradoura, livre. Não termina para recomeçar a cada festa, cada fato, cada época. Em Deus somos felizes sempre”, exclama.

Isso não significa, porém, que os cristãos não podem aproveitar o Carnaval. Dado que este período muitas vezes é considerado ponto facultativo no ambiente corporativo, é possível usar o tempo livre para buscar a verdadeira alegria, aquela que vem de Deus, em atividades diversas, como passar um tempo com a família, trabalhar a espiritualidade em retiros, viajar para conhecer novos lugares ou até mesmo descansar e repor as energias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content