A Athletica Vaticana entregará a Cruz Olímpica e Paralímpica durante uma missa na Basílica de Santa Babila, que servirá como a ‘Igreja dos Atletas’
Da redação, com Vatican News

A Athletica Vaticana entregará a Cruz Olímpica e Paralímpica durante uma missa na Basílica de Santa Babila, durante os Jogos de Inverno / Foto: Freepik.com
Desde os Jogos de Londres 2012, a Cruz Olímpica e Paralímpica acompanha os atletas. Os próximos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina não serão diferentes.
Na quinta-feira, 29, às 18h30, a Athletica Vaticana — associação esportiva oficial da Santa Sé — apresentará a Cruz durante uma missa na Basílica de Santa Babila, em Milão.
Leia também
.: Atletas participam da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim
O Arcebispo Mario Delpini de Milão presidirá a cerimônia, juntamente com o Bispo Paulo Tighe, Secretário do Dicastério para a Cultura e a Educação. O presidente e o vice-presidente da Athletica Vaticana também estarão presentes.
A “Igreja dos Atletas”
A missa marca a véspera da Trégua Olímpica, que — de acordo com a resolução adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 19 de novembro — durará de uma semana antes dos Jogos Olímpicos (a partir de 6 de fevereiro) até uma semana depois dos Jogos Paralímpicos (a cerimônia de encerramento será em 15 de março).
Durante todo esse período, a Basílica de Santa Babila se transformará na “Igreja dos Atletas”, acolhendo diversas celebrações e eventos ligados aos Jogos.
A Cruz dos Atletas foi confiada à Athletica Vaticana em 14 de junho, durante o Jubileu do Esporte com o Papa Leão XIV. É um símbolo espiritual no coração do esporte mundial.
Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional, juntamente com o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, carregaram a Cruz pela Porta Santa da Basílica de São Pedro.
A Athletica Vaticana recebeu então a Cruz de uma delegação de Paris, enviada especialmente para o Jubileu, em conexão com os Jogos de 2024. O momento de oração marcou o início da peregrinação jubilar da Piazza Pia pela Via Conciliazione até a Porta Santa da Basílica de São Pedro.
Uma cruz feita com madeira de todo o mundo
A Cruz dos Atletas foi criada pelo artista inglês Jon Cornwall especificamente para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A encomenda foi feita a pedido da coordenação de iniciativas católicas no Acampamento Josué, um encontro olímpico católico internacional.
Quinze peças de madeira diferentes (incluindo o pódio que a sustenta) compõem a Cruz. Cada peça foi cuidadosamente escolhida em diversas regiões do mundo: Terra Santa, China, Rússia, Norte da África, África do Sul, Índia, Austrália, Brasil, Argentina, Jamaica, América do Norte e Reino Unido.
De Londres a Milão
Após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Cruz foi confiada à Arquidiocese do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, no Brasil, o Papa Francisco abençoou a Cruz, que posteriormente esteve presente na Copa do Mundo da FIFA de 2014, no Rio.
Devido à pandemia de COVID-19, nenhum evento foi realizado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em vez disso, a Cruz foi levada para Lisboa para a JMJ de 2023, antes de ser colocada em Paris, na “Capela dos Atletas” da Igreja de La Madeleine.



