Confira os enfeites de Natal da Praça São Pedro, que preservam a Casa Comum
Reportagem de Danúbia Gleisser e Daniele Santos
Com a proximidade do Natal, o Vaticano já se prepara com dois tradicionais símbolos natalinos que estão sendo montados na Praça São Pedro, e Danúbia Gleisser mostra para nós que símbolos são esses. Nessa quinta-feira, 4, a Santa Sé divulgou que vem aí a 8ª Edição Da Exposição “100 Presépios no Vaticano”, que será inaugurada na segunda-feira, 8 de dezembro.
Quem passa pela Praça de São Pedro já percebe a preparação do Vaticano para o Natal. De um lado está a árvore que foi erguida com ajuda de um guindaste com cerca de 27 m de altura.
Ela foi retirada da floresta observando todos os procedimentos de responsabilidade ambiental. Numa mensagem no site da Santa Sé, o bispo de Bolzano-Bressanone, Dom Ivo Muser, desejou que o encanto diante da criação seja também inspirado pela árvore de Natal. “Precisamos de pessoas atentas, maravilhadas e respeitosas, que também estejam dispostas a adotar estilos de vida sustentáveis e sóbrios.
Já o presépio veio da província de Salerno na Campanha e terá em sua composição elementos típicos da região de Notera. Além desses dois símbolos que vão decorar o Vaticano no Natal deste ano, o primeiro do Papa Leão XIV, haverá também mais uma edição da exposição Cem Presépios no Vaticano, a partir de segunda-feira, quando estarão abertos à visitação na Praça São Pedro.
De acordo com o comunicado da Santa Sé, a exposição internacional Cem presépios no Vaticano retorna em sua oitava edição como parte do evento cultural “Jubileu é cultura” e reúne obras de artistas de todo o mundo, entre eles do Brasil, que expressaram sua criatividade na representação dos presépios.




