Leão XIV concluiu o primeiro dia de sua viagem à Turquia após se reunir com as autoridades civis e fazer um apelo à Igreja e aos turcos para uma cultura de encontro e diálogo
Da redação, com Vatican News

Papa Leão XIV durante seu discurso às autoridades turcas / Foto: Reprodução Reuters
O Papa Leão XIV desembarcou nesta quinta-feira, 27, na capital turca, Ancara, primeira parada de uma visita de seis dias à Turquia e ao Líbano — a primeira Viagem Apostólica de seu pontificado.
O Papa foi recebido no aeroporto pelo Ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy. Após a cerimônia oficial de boas-vindas, o Santo Padre visitou o Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, onde depositou uma coroa de flores no túmulo do fundador e primeiro presidente da República da Turquia.
Ao assinar o “Livro de Ouro” para comemorar sua visita, o Papa escreveu, em inglês: “Agradeço a Deus por poder visitar a Turquia e invoco sobre este país e seu povo uma abundância de paz e prosperidade”.
Encontros com líderes políticos e civis
O primeiro dia na Turquia foi dedicado principalmente a encontros com autoridades políticas e civis.
Após a visita ao Memorial de Atatürk, o Papa Leão XIV foi escoltado por um contingente da guarda montada até o Palácio Presidencial, onde foi recebido pelo Presidente Recep Tayyip Erdoğan.
Após um encontro privado no gabinete do Presidente, os dois líderes dirigiram-se à Biblioteca Nacional para uma reunião com autoridades, representantes da sociedade civil e membros do corpo diplomático.
O discurso do Papa Leão XIII destacou o papel da Turquia como uma “ponte” que une diferentes comunidades, a importância da família no mundo moderno e a necessidade de rejeitar a “globalização da indiferença” em favor de uma “cultura do encontro”.
A última visita oficial do Papa foi à Presidência de Assuntos Religiosos, a Diyanet — instituição governamental que promove o ensino e a prática do Islã sunita na Turquia — para uma reunião privada com o presidente da Diyanet, Safi Arpaguş.
Embora a República da Turquia, desde a sua fundação, seja um Estado laico, a grande maioria da população, mais de 99%, é muçulmana.
O Pontífice concluiu seu primeiro dia na Turquia com uma breve parada na Nunciatura Apostólica para um encontro com os funcionários, antes de retornar ao aeroporto para o curto voo até Istambul.
A Viagem Apostólica do Santo Padre continua nesta sexta-feira, 28, com um momento de oração com bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas e agentes pastorais na Catedral do Espírito Santo, em Istambul, seguido de uma visita pastoral a uma instituição de cuidados especiais para idosos administrada pelas Irmãzinhas dos Pobres.
Na tarde de sexta-feira, um dos pontos altos da visita do Papa: a Celebração Ecumênica de Oração em Niceia (atual Iznik), para marcar o 1700º aniversário do Primeiro Concílio Ecumênico na história da Igreja.




