BRIEFING

Santa Sé apresenta detalhes da primeira viagem apostólica de Leão XIV

Diretor da Sala de Imprensa, Matteo Bruni, deu mais informações aos jornalistas sobre visita do Papa à Turquia e ao Líbano

Da Redação, com Vatican News

Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni / Foto: Reprodução Vatican News no YouTube

Nesta terça-feira, 25, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, apresentou alguns detalhes da viagem apostólica do Papa Leão XIV à Turquia e ao Líbano.

O Pontífice partirá para sua primeira visita a outro país nesta quinta-feira, 27, desembarcando primeiro na Turquia. No domingo, 30, o Santo Padre se dirigirá ao Líbano, onde permanecerá até a terça-feira, 2. “Uma viagem empenhativa a dois países significativos”, descreveu Bruni.

O diretor destacou as tradições antigas de ambos os países, mas reconheceu os problemas vividos pelo Líbano. Vários jornalistas questionaram sobre a segurança do Santo Padre, que garantiu que “foram levadas em consideração todas as preocupações consideradas necessárias”.

Bruni também recordou os Papas que já visitaram os países, de Paulo VI a Francisco. Em relação ao Pontífice argentino, citou seu desejo de retornar à Turquia por ocasião do aniversário de 1700 anos do Concílio de Niceia e enfatizou como Leão XIV assumiu esta primeira peregrinação de seu predecessor. “Ele herdou essas promessas, fez delas suas”, afirmou.

Ecumenismo e diálogo inter-religioso

A dimensão ecumênica da viagem foi ressaltada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Ele sublinhou a proximidade com os cristãos de todas as denominações que “se reconhecem” no Concílio de Niceia, as pequenas comunidades de católicos e os libaneses na diáspora.

Leia mais
.: Viagem do Papa à Turquia é oportunidade para testemunhar unidade

.: Papa ouviu grito de ajuda do nosso país, diz presidente da Caritas Líbano

Entre os eventos importantes, Bruni destacou, ao apresentar a programação, a celebração ecumênica em Niceia junto do Patriarca Bartolomeu em procissão ao longo da margem do lago em direção às ruínas da Basílica de São Neófito. Em seguida haverá um momento de cânticos e oração com os patriarcas e representantes das Igrejas cristãs em semicírculo diante dos ícones de Cristo e do Concílio e o acendimento de uma vela.

O diálogo inter-religioso também será um componente importante desta viagem, observou o diretor. No dia 27 de novembro, Leão XIV visitará a Presidência dos Assuntos Religiosos – um compromisso adicionado posteriormente ao programa inicial. Ele também se encontrará com o rabino chefe da Turquia e terá um encontro privado na Nunciatura em Beirute com os líderes das comunidades muçulmana e drusa.

Outros momentos que estão programados incluem o Papa depositando uma coroa de flores sob a coluna dedicada ao Pacto Nacional no Mausoléu de Atatürk; rezando sob as abóbadas e azulejos de majólica da Mesquita Azul; celebrando a Missa na Volkswagen Arena em Istambul; plantando um cedro no jardim do Palácio Presidencial em Beirute; rezando no túmulo de São Charbel e aos pés da estátua de bronze esmaltado em branco e dourado de Nossa Senhora do Líbano.

Outros detalhes

Matteo Bruni informou ainda que Leão XIV fará diversos deslocamentos em carro aberto nos dois países. “A escolha do veículo mais apropriado será feita dependendo da situação”, esclareceu.

Além da delegação habitual que acompanha o Papa, somam-se os prefeitos dos Dicastérios para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch; para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal George Koovakad; e para as Igrejas Orientais, Cardeal Claudio Gugerotti.

O Papa falará em inglês durante toda a viagem na Turquia. No Líbano, falará em inglês durante os encontros oficiais e em francês durante as celebrações litúrgicas. Por fim, um encontro com jornalistas a bordo do voo papal está previsto para a habitual coletiva de imprensa de encerramento da viagem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo