‘Estou feliz’, afirmou o presidente Lula, num evento em São Paulo, sobre a decisão do governo estadunidense em revogar 40% das taxas sobre protudos importados do Brasil
Da redação, com Reuters

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou o cancelamento das taxas sobre os pordutos importados do Brasil pelos Estados Unidos / Foto: Reprodução Reuters
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, nesta quinta-feira, 20, de eliminar as tarifas de 40% sobre produtos alimentícios brasileiros.
“Estou feliz porque o presidente Trump já começou a reduzir algumas das tarifas que haviam sido impostas a certos produtos brasileiros”, disse Lula durante um evento na abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, nesta quinta-feira.
Leia também
.: Veja os reflexos da taxação americana na balança comercial brasileira
.: Especialista explica impactos da taxação norte-americana
A ordem de Trump remove as tarifas sobre carne bovina, café, cacau e frutas brasileiras, que haviam sido impostas em julho como punição ao Brasil pela acusação do ex-presidente e aliado de Trump, Jair Bolsonaro. A medida segue uma decisão semelhante na sexta-feira passada de suspender as tarifas sobre produtos agrícolas de outros países, enquanto a Casa Branca reverte medidas que aumentaram os custos dos alimentos nos EUA.
A ordem se aplica às importações brasileiras que entrarem em solo estadunidense a partir de 13 de novembro e pode exigir o reembolso de impostos já cobrados, segundo a Casa Branca.
O Brasil normalmente fornece um terço do café consumido nos Estados Unidos, o maior mercado de café do mundo, e recentemente se tornou um importante fornecedor de carne bovina, principalmente para hambúrgueres.




