1941-2025

Morre Dom José Moreira de Melo, bispo emérito de Itapeva (SP)

Falecimento aconteceu na noite de ontem; Dom José, com 84 anos, estava internado desde o início do mês quando realizou cirurgia para remoção de coágulo cerebral

Da Redação, com CNBB

Dom José faleceu aos 84 anos de idade / Foto: CNBB

Morreu na noite deste sábado, 25, o bispo emérito de Itapeva (SP), Dom José Moreira de Melo, aos 84 anos de idade. O falecimento foi comunicado pelo bispo diocesano de Itapeva (SP), Dom Eduardo Malaspina.

Dom José governou a diocese de Itapeva entre e 1996 e 2016. No início do mês de outubro, ele apresentou alterações neurológicas e precisou ser internado na Santa Casa de Itapeva, onde realizou uma cirurgia com o objetivo de tratar/remover um coágulo cerebral. Com acompanhamento e cuidados de equipe médica especializada, permaneceu internado, desde então, na Unidade de Terapia Intensiva.

O início do velório está previsto para as 17h deste domingo, 26, quando o corpo de Dom José deve chegar à Catedral. Serão celebradas missas às 19h30 e às 22h. O velório continuará na segunda-feira, com várias missas no decorrer do dia, sendo a última às 21h. Na terça-feira, 28, serão celebradas três missas pela manhã e, à tarde, às 15h, haverá a missa exequial e o sepultamento, conduzidos pelo bispo diocesano, Dom Malaspina.

Biografia

Dom José nasceu em Patrocínio (MG), em 3 de agosto de 1941. Foi ordenado padre em 27 de janeiro de 1968, em Patos de Minas, e, na mesma cidade, recebeu a ordenação episcopal no dia 25 de março de 1996, quando iniciou o ministério episcopal como quinto bispo de Itapeva. Foram 20 anos de governo pastoral, marcados pelos esforços de edificação e consolidação da Igreja particular no sudoeste paulista.

No Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Moreira de Melo acompanhou a Pastoral Operária, foi presidente da Sub-Região Pastoral de Sorocaba, membro da Comissão Representativa do Regional Sul 1, presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso e referencial da Pastoral da Comunicação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo