Em Castel Gandolfo, Pontífice se encontrou com Patriarca Supremo da Igreja Apostólica Armênia, que o convidou a visitar o país
Da Redação, com Vatican News

Patriarca Karekin II e Papa Leão XIV se cumprimentam / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect
O Papa Leão XIV recebeu em audiência, nesta terça-feira, 16, o Patriarca Supremo da Igreja Apostólica Armênia, Karekin II. O encontro aconteceu na Villa Barberini, a residência papal em Castel Gandolfo, para onde Leão se dirigiu na noite desta segunda-feira, 16. No encontro, ambos reiteraram a necessidade da paz.
Segundo o representante da Igreja Apostólica Armênia de Etchmiadzin junto à Santa Sé, arcebispo Khajag Barsamian, a audiência se deu em um clima fraterno e cordial. Foram discutidas várias questões eclesiais e Karekin II convidou o Santo Padre a visitar a Armênia.
Junto com o patriarca armênio, estava presente uma delegação que o acompanhou neste primeiro encontro com Leão XIV. A primeira vez que o patriarca esteve em Roma foi entre 9 e 10 de novembro de 2000 quando, recém-eleito, foi recebido pelo então Papa João Paulo II por ocasião do Jubileu de 2000.
Durante essa visita, foi assinada uma Declaração Conjunta: um passo no caminho, ainda em andamento, para restabelecer a plena comunhão entre as duas Igrejas. “Continuamos a rezar pela comunhão plena e visível entre nós”, lê-se no texto, que reafirma a “missão comum”, ou seja, “ensinar a fé apostólica e testemunhar o amor de Cristo por cada ser humano, especialmente por aqueles que vivem em circunstâncias difíceis”.
No ano seguinte, João Paulo II tornou-se o primeiro Papa a visitar a Armênia, entre 25 e 27 de setembro. A viagem foi motivada pela celebração de 1700 anos da declaração do cristianismo como religião oficial do país.
Encontros com Bento XVI e Francisco
Karekin II voltou ao Vaticano de 6 a 9 de maio de 2008, a convite do Papa Bento XVI, para participar de uma celebração ecumênica presidida pelo Pontífice. Depois, em 12 de abril de 2015, esteve com Francisco durante a Missa celebrada na Basílica de São Pedro em memória dos mártires armênios de 1915. Durante essa celebração, São Gregório de Narek foi proclamado Doutor da Igreja.
O Pontífice argentino também esteve na Armênia entre 24 e 26 de junho de 2016. Dois anos depois, Karekin II voltou a visitar Francisco e se reuniu com vários representantes da Cúria Romana. Outro encontro ocorreu em setembro de 2020. Naquela ocasião, o patriarca armênio apresentou ao Santo Padre a situação do país após as operações militares contra Artsakh. Ele enfatizou a importância dos apelos do Papa para pôr fim ao conflito e restabelecer a paz.