1ª Pregação do PHN 2025

Jesus te quer longe do pecado, buscando santidade, diz Pitter aos jovens

Primeira pregação do PHN 2025 aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10, e foi focada no tema do evento, querigma e no amor de Deus

Julia Beck
Da redação

Foto: Larissa Ferreira

Salvação, esperança e júbilo são as três principais palavras que o missionário da Canção Nova, Pitter Di Laura, pede que os jovens guardem no coração neste Acampamento PHN 2025. Em sua primeira pregação, realizada na manhã desta quinta-feira, 10, Pitter refletiu sobre a inspiração para a escolha do tema do evento deste ano.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Acampamento PHN 2025

Sobre o júbilo, o missionário lembrou que a Igreja Católica está vivendo o Jubileu da Esperança. O tempo é propício para celebrar a vinda de Jesus, que anunciou a Boa Nova e abriu “as portas do céu para todos”. Pitter frisou que este plano de Salvação deu novamente aos homens o acesso ao céu, antes restrito por conta do pecado.

“Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Então nós estamos celebrando essa porta novamente aberta para nós (…). Jubileu, Ano Jubilar, Jesus veio à Terra por nós”, enfatizou.

O tema do Ano Santo, proposto pelo Papa Francisco, é: “Peregrinos de Esperança”. A partir dele, o missionário frisou a “esperança” – que não vem de um pensamento positivo, mas é uma virtude teologal, uma expectativa de um dia todos estarem no céu, ao lado de Deus. “A esperança quem dá é Deus”, sublinhou.

A festa vivida no acampamento é, segundo Pitter, uma fagulha, um prelúdio da “grande festa que será vivida no céu”. No entanto, ele explicou que só é possível viver o júbilo eterno e manter a esperança em um mundo tão caótico como o atual, quem um dia foi alcançado pela salvação.

“É uma escada: primeiro eu me encontro com Jesus – Ele é a Salvação – e deste encontro nasce a esperança de um dia viver o júbilo eterno”, disse o missionário ao comentar a “linha espiritual” do PHN 2025.

Querigma

Foto: Larissa Ferreira

Após a breve reflexão sobre o tema, Pitter destacou que em cada pregação do acampamento será refletido sobre o querigma. Neste primeiro momento o foco será o “Amor de Deus”. Antes, ele explicou o que é querigma: “anúncio”, “proclamação”, “primeiro anúncio para a fé cristã”. “Não é só explicar o que é Deus, mas promover uma experiência”, complementou.

O missionário afirmou que esta experiência é capaz de transformar a vida, tirar do pecado e abrir as portas do céu. No entanto, ele acrescentou que o anúncio querigmático não impõe a fé, mas a oferece, convidando a uma resposta livre.

Pitter apontou que a experiência com Cristo só é verdadeira se gerar conversão. “O que mostra que o seu encontro com Jesus foi verdadeiro é a sua mudança. Você precisa mudar”, ressaltou. Ele pediu que os fiéis se “livrem” do que não leva para Deus. “Não adie as mudanças inevitáveis em sua vida (…). Você foi feito para coisas sublimes”.

Entre os temas que envolvem o querigma, o missionário destacou o senhorio de Jesus. “Faz com que as barreiras não existam”, indicou. Aos jovens foi pedido que proclamem Jesus como o Filho do Deus vivo, Soberano do universo e Senhor de suas vidas.

Depois, Pitter frisou que a caminhada de fé não é feita só de intelecto, mas também de experiência. Ainda centrado no querigma, ele lembrou que para quem se considera “antigo” na Igreja, é preciso não perder de vista a importância de voltar “ao primeiro amor, ao primeiro anúncio”. O missionário afirmou aos jovens: “vocês estão sendo chamados a viver o mistério” e o PHN deseja contribuir para isso.

Amor de Deus

Por fim, Pitter falou sobre o amor de Deus – base de toda revelação divina. “Deus é amor”, destacou, e criou o ser humano por amor e para o amor. “Deus ama você e esta afirmação cura muita coisa de nós”, exortou.

“A palavra amor tem sido deturpada”, mas ela em sua essência é doação, alertou Pitter. Ele pediu então que os jovens olhem para Jesus crucificado e não percam de vista o “preço” pago por Ele pela salvação de todos. “Jesus não te quer no pecado mais, quer te ver buscando a santidade porque Ele te ama”, concluiu.

Foto: Larissa Ferreira

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo