SOLIDARIEDADE

Arcebispo de San Antonio reza pelas famílias das vítimas das enchentes

Dom Gustavo García-Siller de San Antonio visitou uma igreja e ofereceu cuidados e assistência aos afetados pelas fortes chuvas que acomentem o Texas

Da redação, com Vatican News

As fortes chuvas no Texas já tiraram a vida de 82 pessoas / Foto: Reprodução Reuters

Foram confirmadas as mortes de 82 pessoas nas enchenges que atingiram a cidade de Kerrville. Outras 41 pessoas seguem desaparecidas. Até o momento, o número de mortos na tragédia do Condado de Kerr, no estado americano do Texas, inclui 28 crianças e deve aumentar, pois ainda há pessoas desaparecidas. Dez delas são de um acampamento cristão para meninas, juntamente com sua conselheira.

A tragédia ocorreu na sexta-feira, 4, quando o Rio Guadalupe, inundado por fortes chuvas, subiu a uma altura sem precedentes de oito metros em apenas 45 minutos, transbordou e afundou os campistas que dormiam e os turistas do Dia da Independência em casas móveis, que foram arrastados pela correnteza.

Os meteorologistas alertam que mais tempestades são esperadas nas próximas 36 horas.

O governador do Texas, Greg Abbott, afirma que uma operação completa de busca e resgate não será interrompida até que todas as pessoas afetadas sejam localizadas e contabilizadas.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma lei que permite à Agência Federal de Gestão de Emergências (FEA) reforçar os esforços de resgate.

No domingo, 6, o Papa Leão XIV rezou pelas vítimas e suas famílias no discurso do Angelus.

“Gostaria de expressar sinceras condolências a todas as famílias que perderam entes queridos, em particular suas filhas que estavam em um acampamento de verão no desastre causado pela enchente do Rio Guadalupe, no Texas, nos Estados Unidos. Rezamos por elas”, disse ele.

O Arcebispo Gustavo García-Siller, Arcebispo de San Antonio, visitou Kerrville no dia do desastre, oferecendo orações e apoio. O prelado se encontrou com as famílias na Igreja Católica de Notre Dame, um dos quatro locais que a cidade designou como centros de refúgio, cuidado e assistência.

Em declarações à OSV News, o Arcebispo disse que a Catholic Charities — afiliada americana da Caritas Internationalis — estava fornecendo alimentos, roupas, artigos de higiene, água e um lugar para dormir para as pessoas que foram evacuadas ou perderam suas casas.

“Muitos pais jovens estavam lá, muito jovens, e eles também vinham de diferentes lugares”, disse ele. “Este não é um problema apenas da Arquidiocese de San Antonio, que faz parte dela, mas não, havia pessoas de Houston, de Austin, de outros estados.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo