Mensagem continua atual

Nossa Senhora de Fátima indica caminho e remédio para a paz

Padre responsável pela Obra Nossa Senhora de Fátima, aqui no Brasil, destaca pontos principais da mensagem de Fátima, considerada uma das aparições mais proféticas da história da Igreja

Kelen Galvan
Da redação

Festa de Nossa Senhora de Fátima é celebrada no dia 13 de maio / Foto: Sidney de Almeida de Getty Images via Canva Pro

Neste dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Fátima, recordamos os pontes fortes desta mensagem, que segundo afirmou São João Paulo II continua “profeticamente atual”. 

Em 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceu pela primeira vez a três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. E a Virgem Maria retornou durante os seis meses seguintes. Em cada aparição deixava apelos de conversão e penitência, e pedia a oração do Terço pelo fim das guerras e pela paz no mundo.

Diante do constante aumento das guerras e da violência em tantos países, vale recordar o caminho e o “remédio” indicado pela Virgem Maria em suas mensagens.

O responsável pela Obra Nossa Senhora de Fátima – Comunidade Servos do Coração Imaculado de Maria, aqui no Brasil, Padre Francisco Tiery Santos Andrade, icms, destaca que a paz não é somente a ausência de guerras, mas é fruto da conversão do coração.

Leia a entrevista na íntegra:

1) Em Fátima, Nossa Senhora demonstrou preocupação com a paz no mundo e o fim das guerras. Quais os pontos fortes da mensagem de Fátima no que diz respeito aos apelos de paz? O que ela indica como caminho para alcançar a paz?

Padre Francisco Tiery Santos Andrade, icms / Foto: Arquivo Pessoal

Padre Francisco Tiery Santos Andrade: Um dos apelos fortes da mensagem de Fátima certamente é o apelo pela paz. Uma paz que é fruto em primeiro lugar do coração que se volta para Deus, que é fruto da conversão de vida. Uma paz que não se resume diríamos em passeatas, em negociações, em propostas, em propagandas, mas uma paz que é fruto de sacrifício mesmo, de conversão do coração, de mudança de vida, uma paz que se obtém por meio da oração.

Esse é o primeiro forte anúncio da mensagem de Fátima. Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que rezassem o Terço todos os dias para o fim da guerra e o alcance da paz. Então também Nossa Senhora nos dá com muita clareza a concepção de que não termos guerras não significa automaticamente que temos paz.

O fim da guerra é o fim de um período que martiriza as pessoas. A guerra gera mortes, gera divisões injustas, muitas vezes. A guerra dizima propriedades, cidades, países. As guerras provocam dificuldades de todo tipo, mas a paz não é somente a ausência de guerras. A paz é sinal do Espírito Santo que fala dentro do coração do homem e que o conduz ao encontro com Deus. A paz será fruto de uma outra guerra, que é a guerra contra nós mesmos, contra a nossa própria carne. É aquele tipo de guerra que nos leva a vencer o nosso próprio eu egoísta.

Então Nossa Senhora indica esse caminho, muito belo e abençoado, de rezar o Terço todos os dias para o alcance da paz e para o fim da guerra. Além disso, Nossa Senhora também indicou a consagração ao seu Imaculado Coração como fonte de paz, não só como resposta a tantas almas que vão para inferno, e também em resposta aos erros que a Rússia, por meio do ateísmo, teria difundido no mundo. Aí também tem a proposta da Nossa Senhora: a consagração ao seu Coração Imaculado, a vivência do primeiro sábado do mês como resposta também, lógico, as ofensas contra o seu Imaculado Coração, mas também como súplica e reparação pelos erros divulgados pela Rússia.

2) Além de pedir a oração do terço, Nossa Senhora pede a consagração ao seu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados. Explique sobre esse pedido de Nossa Senhora e essa indicação da “Reparação” para ter a paz.

Padre Francisco Tiery Santos Andrade: O conceito da Reparação é fundamental na mensagem de Fátima. Seja a reparação que nós entendemos ao Coração Imaculado de Maria, pedido por Nossa Senhora. Reparação que inclui, se pensarmos no primeiro sábado do mês, a Eucaristia reparadora, a confissão reparadora e, pelo menos, fazer companhia a Nossa Senhora durante 15 minutos, rezando, meditando os mistérios do Terço.

A reparação que vai consolar o Coração Imaculado de Maria diante das ofensas e das blasfêmias que ela recebe na sua maternidade divina, na sua perpétua virgindade, na sua imaculada conceição, no horror, muitas vezes, e provocado pelas pessoas que não amam as suas imagens. E que, por fim, incultem na mente das crianças o desgosto, o desamor, o desafeto em relação a Maria Santíssima. Então, o primeiro sábado do mês vem como proposta e como resposta as ofensas que são provocadas ao Coração Imaculado de Maria.

A reparação em si, ela vai além, ela inclui também esse aspecto, mas a reparação foi vivida pelos pastorinhos de Fátima como a proposta de consolação a Deus e ao mesmo tempo como a finalidade para a conversão dos pecadores. E essa é a beleza da reparação, ela sempre traz dois aspectos profundos e fortes, a alma reparadora sempre tem em mente de consolar a Deus com as suas virtudes, com seus gestos, com as suas orações, com seus sacrifícios e a alma reparadora sempre também tem em vista o irmão, a caridade, a fraternidade, a salvação das almas, daquela alma que Deus confia, de almas que nós nem conhecemos muitas vezes.

Então essa é a beleza da reparação proposta por Nossa Senhora em Fátima aos pastorinhos. E não só por ela. Inicialmente, o anjo quando apareceu em Fátima ele vai levar os pastorinhos a uma vida de reparação e de oração profunda. Recordemos que é dentro das aparições do anjo que os pastorinhos aprendem a oração do “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão por aqueles que não creem…”, ou seja, é um ato de reparação.

Depois na terceira aparição os pastorinhos irão receber do anjo a segunda parte dessa oração: “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo adoro-vos profundamente e ofereço-vos…”.

Como um profundo ato de reparação pelos ultrages provocados a Santíssima Eucaristia, aos corações de Jesus e de Maria. Isso o anjo, e depois Nossa Senhora que vai conduzir os pastorinhos ainda nesse segmento só que de modo mais forte. Profundamente mais delicada e ao mesmo tempo mais radical.

Então toda a mensagem de de Fátima vai ter como centro como núcleo a reparação e recorda muito o ofício reparador e redentor de nosso Senhor Jesus Cristo. Afinal a vida dos pastorinhos vai ser com certeza um reflexo desse Cristo reparador, que vem como reparação para nos dar a paz. Esse é o caminho: a reparação para que por meio dela encontremos a paz.

3) Hoje em meio aos crescentes conflitos no mundo, como a mensagem de Nossa Senhora continua atual?

Padre Francisco Tiery Santos Andrade: São João Paulo II afirmou que a mensagem de Fátima é muito atual. Ela é profeticamente atual. Bento XVI afirmou dentro do seu pontificado que o triunfo do Coração Imaculado de Maria ainda não tinha acontecido, pelo menos plenamente.

O triunfo começa com a queda do Muro de Berlim. Ali é o início do triunfo do Coração Imaculado de Maria, mas ainda não chegamos ao seu término, à sua conclusão. Então a mensagem de Fátima é atual, porque nos leva a essa descoberta contínua da verdadeira necessidade do homem de voltar-se para Deus, de ter um olhar para o Céu.

Na primeira aparição, em 13 de maio de 1917, Nossa Senhora fala do Céu, do purgatório, fala do coração do homem que é direcionado ao Céu, com a promessa de levar os pastorinhos para o Céu. E na última aparição, em 13 de outubro daquele mesmo ano, Nossa Senhora vai dizer: “não ofenda mais a Deus que já está muito ofendido”.

Então Fátima traz esse duplo eixo que é o constante olhar para o Céu e ao mesmo tempo o esforço, a virtude, para não pecar. Isso como é atual. Muitas vezes, os conflitos crescentes no mundo são fruto da falta de conversão, do egoísmo, da ganância, e fruto da ausência do Espírito Santo nos corações.

Todo o conflito injusto é fruto do pecado. Daí Nossa Senhora traz uma mensagem de paz, de amor, que não é “água de rosas”, que não é uma linguagem ou a mensagem melíflua, muito pelo contrário. Nossa Senhora traz uma proposta que é radical: é preciso mudar o coração para que não haja mais conflitos. Nós sabemos que o homem traz consigo a concupiscência, que é fruto, é consequência do pecado original. Então, é um convite constante para que tenhamos a coragem de lutar contra esse “eu egoísta”.

E Nossa Senhora então dá o remédio: “Oração, penitência, conversão, reparação”. Eis aí Fátima. O anúncio constante. Nossa Senhora em Fátima, muito mais do que milagres, ela promete um auxílio constante para que o nosso coração encontre paz a partir da conversão. E tenho certeza que o mundo conhecerá cada vez menos conflitos se estiver dentro dessa mensagem de paz e de amor.

4) Porque os conflitos continuam, será que o pedido de Nossa Senhora não foi atendido?

Padre Francisco Tiery Santos Andrade: Uma última palavra, Nossa Senhora diz: “por fim, o meu Coração Imaculado triunfará”. E antes de triunfar sobre as nações, sobre o mundo, Ele deve triunfar sobre os nossos corações. Quanto mais abertura dermos à Virgem Maria, mais o triunfo do coração será acelerado dentro de nós e no mundo.

É esse o desejo, dentro dessa linda mensagem de Fátima, em recordação das aparições de Nossa Senhora. Esse é o nosso desejo, ao mesmo tempo nosso pedido à Virgem Santíssima, Mãe do Céu, assim como ela santificou os pastorinhos, conduziu como a verdadeira mistagoga, iniciadora dos mistérios divinos aos pastorinhos. Ela também possa conduzir as nossas almas.

Esse é o desejo diante de uma festa que recorda um ponto de divisão na humanidade. Fátima é a aparição mais profética que nós temos conhecimento dentro da Igreja. Fátima toca a política, a religião, a economia, a sociedade, fala dos sacramentos, dos novíssimos, recorda a Doutrina da Igreja, a existência dos anjos, enfim, é um compêndio realmente do Evangelho e da Doutrina da Igreja. Então, que esse compêndio, esse Catecismo de Fátima, guie os nossos corações ao verdadeiro encontro com Deus. É isso que nós desejamos para que nos tornemos sementes de paz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo