Celebração será presidida pelo Cardeal Pietro Parolin e marcará o segundo dia do Novendiali, período de luto e oração pelo Santo Padre
Da redação, com Boletim da Santa Sé

Corpo do Papa Francisco na Basílica de São Pedro/ Foto: Joyce Mesquita
No Segundo Domingo de Páscoa, também Domingo da Misericórdia, 27, o Secretário de Estado no pontificado do Papa Francisco, Cardeal Pietro Parolin vai presidir a celebração do segundo dia do Novendiali (período de luto e oração em sufrágio do Santo Padre, conforme tradição da Igreja). A Santa Missa será na Basílica de São Pedro, às 10h30 (horário de Roma).
As celebrações do Novendiali são abertas a todos. No entanto, elas preveem a participação de um grupo diferente a cada dia, levando em conta seus vínculos com o Pontífice. Essa variedade de grupos, assinala o Departamento das Celebrações Litúrgicas, mostra, de certo modo, tanto o alcance do ministério de Francisco, como a universalidade da Igreja.
O grupo convidado para o segundo dia do Novendiali é composto por funcionários e fiéis da Cidade do Vaticano. Essa celebração contará também com a presença de muitos adolescentes que estão em Roma para o Jubileu a eles dedicado. A participação nestes dias de luto e oração não necessitam de ingresso.
Ainda de acordo com o Departamento das Celebrações Litúrgicas, podem concelebrar a Santa Missa do segundo dia do Novendiali, patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos, presbíteros e diáconos. Cada grupo tem horários, vestimentas e locais de concentração específicos a serem cumpridos.
Nesta quarta-feira, 23, o Colégio Cardinalício aprovou a programação dos “Novendiali”. A programação oficial foi divulgada, com a informação de que as missas ocorrerão entre os dias 26 de abril e 4 de maio.