Estima por Francisco

De Gaza ao Rio de Janeiro, fiéis lamentam a morte do Papa

Fiéis em todo o mundo lamentam a morte de Francisco, o primeiro Papa latino, que faleceu na segunda-feira, 21, vítima de um derrame e um ataque cardíaco

Da redação, com Reuters

Fiéis reunidos na Praça São Pedro rezam pelo Papa Francisco / Foto: Reprodução Reuters

“Um humanista, um homem que sempre esteve mais próximo aos mais humildes e os mais pobres. Portanto, é uma perda dolorosa. Que descanse em paz, e nosso abraço e carinho ao mundo inteiro, e em particular aos católicos do México”, disse a presidente do México, Claudia Sheinbaum. Líderes mundiais e fiéis ao redor do mundo não pouparam elogios ao Papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira, 21.

Leia também
.: Entre últimas palavras, Papa agradeceu por ter voltado à Praça São Pedro

O padre Gabriel Romanelli, pároco da Sagrada Família em Gaza, disse que o falecido Bispo de Roma mostrou ao mundo seu lado paterno, especialmente durante este momento de conflito. “Então, para nós, este é um dia muito especial, um dia muito triste, porque hoje faleceu o Papa Francisco, ele nos mostrou sua paternidade. Ele é muito próximo de nós, ele nos ligou o tempo todo aqui, durante toda esta guerra, esta guerra horrível. Por mais de um ano e meio, diariamente, ele nos ligava para pedir paz, para rezar pela paz e para dar a bênção para todo o povo de Gaza e para todos os palestinos”, disse o religioso.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, celebrou uma missa na segunda-feira em homenagem ao Sucessor de Pedro. “É uma homenagem de todos os fiéis a ele por esses 12 anos durante os quais tentou mudar muitas coisas em nossa maneira de pensar, de reagir e assim por diante. Somos um mundo em transição, e acho que ele começou a iniciar uma grande mudança”, afirmou.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, também dirigiu palavras acolhedoras a Francisco. “Acabei de assinar um decreto colocando as bandeiras do nosso país, todas elas, as federais e estaduais, a meio mastro em homenagem ao Papa Francisco. Ele era um bom homem, trabalhava duro, amava o mundo, e é uma honra fazer isso [por ele]”.

Amado pelos mais humildes

“O que realmente surpreende é como os humildes, as pessoas simples, aqueles que vivem à margem, amam o Papa Francisco”, disse o padre Enzo Fortunato, presidente da Pontifícia Comissão para o Dia Mundial da Criança. “Um amor que começa de baixo. Lembramos o Cardeal Farrel dizendo ‘um amor privilegiado’, um ‘verdadeiro discípulo do Senhor’. Estas são as palavras com as quais sua morte foi anunciada pelo camerlengo da Santa Sé. Acho que ele realmente acertou em cheio, porque o Papa Francisco é o Papa dos que estão de baixo”, ponderou.

“Acho que a morte do Papa é uma das mais sentidas. Ele era uma pessoa extraordinária e senti isso profundamente, mesmo tendo-o conhecido apenas pela mídia”, disse Martha Marquez, uma fiel espanhola.

Fiéis se reuniram em oração em igrejas por toda a península italiana na segunda-feira, após a notícia da morte do Papa Francisco. O falecimento do Pontífice foi um choque depois que ele foi levado pela Praça de São Pedro em um papamóvel aberto para saudar a multidão em festa no Domingo de Páscoa, 20.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo