Papa Francisco nomeou novos bispos para as Dioceses de Itabuna (BA) e Itapetininga (SP) e três bispos auxiliares para a Arquidiocese do Rio de Janeiro
Da Redação, com CNBB

Da esquerda para a direita: Dom Luiz Ricci; Monsenhor José Maria Pereira; Monsenhor Joselito Nogueira; Monsenhor Hiansen Franco; e Dom Jailton de Oliveira Lino*
Nesta terça-feira, 25, a Santa Sé divulgou cinco nomeações feitas pelo Papa Francisco para o episcopado brasileiro. Foram nomeados novos bispos para as Dioceses de Itabuna (BA) e Itapetininga (SP) e três bispos auxiliares para a arquidiocese do Rio de Janeiro.
A diocese de Itabuna estava vacante. Para lá, foi nomeado Dom Jailton de Oliveira Lino, até então na sede episcopal de Teixeiras de Freitas/Caravelas, na Bahia. Já para a diocese do interior paulista, o Papa nomeou Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, atualmente bispo de Nova Friburgo (RJ). Ele sucede Dom Gorgônio Alves da Encarnação, que se torna emérito.
No Rio de Janeiro, foram nomeados bispos auxiliares e receberão a ordenação episcopal os padres Hiansen Vieira Franco, Joselito Ramalho Nogueira e José Maria Pereira. O Santo Padre acolheu o pedido de renúncia de Dom Antônio Augusto Dias Duarte e a solicitação do arcebispo carioca, Cardeal Orani João Tempesta.
Bispos auxiliares do Rio de Janeiro
Padre Hiansen nasceu em 21 de maio de 1971, em Campestre, diocese de Guaxupé, no Estado de Minas Gerais. Atualmente, é reitor do seminário diocesano Santo Antônio da diocese de Guaxupé, na cidade de Pouso Alegre (MG), vice-diretor da Faculdade Católica de Pouso Alegre e vigário colaborador da paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, em Machado, nos fins de semana.
Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira nasceu em Conceição de Muqui, distrito de Mimoso do Sul, no estado do Espírito Santo, no dia 10 de novembro de 1964. Ingressou no seminário Bom Pastor, da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, para cursar a Filosofia, em fevereiro de 1987.
Monsenhor José Maria Pereira nasceu em 2 de março de 1958, em Senhora dos Remédios (MG). Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1986. Exerceu o papel de Juiz do Tribunal Eclesiástico Diocesano de Petrópolis (RJ), de março de 2016 até o momento.
Sobre Dom Jailton de Oliveira Lino
Nascido em 28 de janeiro de 1965, Dom Jailton de Oliveira Lino é natural de Feira de Santana (BA). Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA). Faz parte da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência.
Dom Jailton foi ordenado bispo no dia 13 de janeiro de 2018 no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (RS).
Sobre Dom Luiz Antônio
Nasceu no dia 16 de maio de 1966, em Bauru. Foi ordenado presbítero em 10 de julho de 1997 em sua cidade natal e, em 10 de maio de 2017, foi designado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Niterói (RJ), tendo recebido a ordenação episcopal no dia 16 de julho 2017 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Bauru.
Atualmente, Dom Luiz é o bispo referencial nacional da Pastoral da Aids. No Regional Leste 1 da CNBB, é membro da Comissão para a Ação Sócio Transformadora e referencial da Comissão de Direitos Humanos e Justiça e Paz e da Pastoral Carcerária.
*Créditos das imagens, da esquerda para a direita: Regional Leste 1 CNBB | Diocese de Petrópolis | Diocese de Cachoeiro de Itapemirim | Reprodução CNBB | Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas