Na homilia de renovação dos votos da vida missionária, padre Wagner também recordou a importância da penitência, especialmente neste Ano Jubilar
Thiago Coutinho
Da redação
Na manhã deste domingo, 2, os missionários da Comunidade Canção Nova celebraram uma importante data na vida missionária: a renovação de seus votos. A celebração foi realizada no Santuário do Pai das Misericórdias, sede da Comunidade em Cachoeira Paulista (SP), obra fundada pelo Monsenhor Jonas Abib.
Leia também
.: Papa: A vida consagrada oferece à sociedade a luz do Evangelho
Padre Wagner, presidente da Comunidade Canção Nova e da Fundação João Paulo II, celebrou a missa. A comunidade completa 47 anos de existência. “A nossa referência é Jesus Cristo, o Consagrado do Pai por excelência. O modelo a ser imitado. A fonte da graça que nos torna aptos a servir a Deus na Canção Nova”, afirmou padre Wagner no início de sua homilia.
“A vida de consagração a Deus requer uma purificação”, prosseguiu. “Assim, nossa oferta ao Senhor será uma oferta agradável. Aceitável ao Senhor. Da mesma forma, nós, Canção Nova, consagrados ao Senhor, devemos viver uma vida de pessoas imaculadas. Pessoas sem compromisso com a escravidão do mal ou pecado”.
A penitência, neste caso, de acordo com o prelado, é a oportunidade de se purificar do pecado. “Do contrário, o nosso testemunho será um contratestemunho. Por isso, Padre Jonas nos exortava a buscar a confissão sacramental ao menos uma vez ao mês. Assim, Jesus nos fortalece para o testemunho da fé mesmo quando sofremos atribulações”, ponderou.
O presidente da Comunidade citou ainda o Ano Jubilar, uma oportunidade para a purificação de almas e corações. “Para sermos um povo sagrado a Deus. Busquemos as indulgências que a Igreja nos oferece neste Ano Jubilar. Que nosso compromisso, irmãos e irmãs da Canção Nova, possa nos tornar semeadores da esperança do mundo novo”, exaltou.
Canção Nova
O fundamento da Comunidade Canção Nova é o Evangelho: viver e comunicá-lo de maneira integral, na eficácia do Espírito Santo, enquanto esperam e apressam a vinda gloriosa do Senhor (cf. 2Pd 3,12), deve ser o empenho de todos os membros. O termo “Canção Nova” corresponde ao Cântico Novo, um tema que perpassa toda a história da salvação: trata-se do cântico dos remidos, o cântico das mulheres e homens novos para o Mundo Novo.