NOS ESTADOS UNIDOS

Furacão Milton perde força, mas deixa rastro de destruição

Na Flórida, ventos intensos deixaram o telhado de um estádio completamente destruído; furacão foi rebaixado para a categoria 1, mas sinais de perigo permanecem

Da redação, com agências

Rastro de destruição deixado pelo furacão Milton em Venice, EUA/ Foto: REUTERS – Marco Bello

O furacão Milton segue deixando um rastro de destruição pela Flórida. Na noite desta quarta-feira, 9, o furacão estava na categoria 3 quando tocou o solo americano com ventos de até 205 km/h. Nesta classificação, os danos foram devastadores, com um grande número de telhados arrancados e sistemas de eletricidade e água afetados.

Em São Petersburgo, grandes seções do teto de fibra de vidro do Tropicana Field foram arrancadas pela tempestade, permitindo que a chuva pesada e detritos caíssem no estádio usado pela Major League Baseball. O estádio também servia como abrigo para equipes de resgate durante a passagem do furacão.

O Serviço Nacional de Meteorologia estadunidense (NHC, na sigla em inglês) informou que o furacão Milton, ao longo de seu trajeto, enfraqueceu para a categoria 1. Neste estágio, o furacão apresenta ventos perigosos capazes de derrubar árvores e danificar o exterior de casas. As linhas de energia também podem sofrer danos. 

Em declaração que precedeu a chegada do fenômeno, o presidente Joe Biden disse que o furacão Milton carregava um potencial de destruição significativo. Segundo o mandatário, autoridades federais foram enviadas à Flórida para coordenar os trabalhos de emergência.

Moradores deixam suas casas

Nos últimos dias, diante do perigo do furacão, as autoridades emitiram uma ordem para que mais de um milhão de pessoas deixassem suas casas. A Baía de Tampa foi uma das mais afetadas. A região tem cerca de 3 milhões de habitantes.

Antes da chegada do furacão, milhares de pessoas saíram da região ou procuraram por abrigos. Na terça-feira, 8, congestionamentos foram registrados na Flórida. A corrida para deixar a região também fez com que gasolina faltasse em postos de combustíveis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo