2.618 OCORRÊNCIAS

Primeiro turno das Eleições 2024 tem 515 prisões por crimes eleitorais

Ministério da Justiça e Segurança Pública informa 2.618 ocorrências, com 22 candidatos presos; boca de urna foi crime mais recorrente

Da Redação, com Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou um novo balanço sobre o primeiro turno das eleições municipais realizadas neste domingo, 6. Segundo o órgão, ao todo foram registrados 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões.

Entre os detidos estão 22 candidatos que foram flagrados cometendo crimes. As ocorrências de boca de urna foram a maior parte dos crimes eleitorais, com 1.057 flagrantes. Na sequência vem o crime de compra de votos e corrupção eleitoral, com um total de 423 ocorrências.

O balanço informa ainda 309 registros de propaganda eleitoral irregular, 203 ocorrências de violação ou de tentativa de violação do sigilo de voto e 64 atos de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral.

Confira
.: Cobertura das Eleições Municipais 2024
.: Apuração em tempo real das Eleições Municipais 2024

Os agentes de fiscalização ainda apreenderam mais de R$ 520 mil nas ocorrências. Outras apreensões foram 47 veículos, usados para transporte irregular de eleitores, e 28 armas de fogo em posse dos abordados.

Os dados são enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pelas secretarias de segurança pública estaduais e pelas equipes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública que atuam nos estados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo