Campeonato foi realizado neste domingo e contou com a participação de equipes de outros colégios de Roma e de congregações religiosas
De Roma,
Padre Isaías Pereira da Silva
Arquidiocese de Teresina
O Pontifício Colégio Pio Brasileiro realizou, no último domingo, 21, um campeonato de futebol que fez parte da comemoração dos 90 anos de fundação da instituição.
Além de contar com a equipe do colégio brasileiro, o Torneio de Futebol contou com a participação de representantes do colégio mexicano, espanhol, Pio Latino, além dos Missionários da Consolata e dos Salesianos.
A programação teve início, às 08h30, com a celebração da Santa Missa presidida pelo diretor de estudos no Pio Brasileiro, padre Geraldo Hackmann, e concelebrada pelos padres residentes no colégio, além de aproximadamente outros 90 sacerdotes e seminaristas provenientes dos outros colégios.
O padre Giovani Momo, que pertence à diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul, e coordena o departamento de esportes no Colégio, salienta o intuito de realizar o Campeonato de Futebol:
“O torneio foi pensado para ser um momento de integração, de oração e confraternização, além de ser um boa oportunidade para trocarmos experiências com padres de outros países que também vieram morar em Roma para estudar”.
Logo depois da Missa, as equipes jogaram entre si em uma fase classificatória do torneio. Os dois jogos da semifinal, com as equipes dos colégios Brasileiro, Espanhol, Consolata e Salesiano, foram disputados na parte da tarde, depois de um almoço festivo.
O time do colégio Espanhol foi o grande campeão do torneio, enquanto o segundo e o terceiro lugar ficaram com os colégios Salesiano e Brasileiro, respectivamente. Os Missionários da Consolata ficaram com a quarta colocação, os mexicanos com a quinta e o Colégio Pio Latino ficou na sexta posição.
90 anos do Colégio Pio Brasileiro
O Colégio Pio Brasileiro, fundado em 3 de abril de 1934, é um ambiente que existe para acolher os padres das dioceses do Brasil e de outros países que vêm à Roma para realizar estudos de pós-graduação, como mestrado e doutorado. As celebrações dos 90 anos iniciaram no começo do mês de abril, quando os padres residentes e funcionários da casa, participaram de uma audiência com o Papa Francisco.
O padre Geraldo Hackmann, que é incardinado na Arquidiocese de Porto Alegre e hoje exerce a função de diretor de estudos no Pio Brasileiro, destaca a importância do serviço que o Colégio oferece à Igreja no Brasil:
“Celebrar os 90 anos do Pio Brasileiro, significa celebrar a missão deste Colégio para com a Igreja no Brasil. Aqui já estudaram muitos alunos que tiveram papeis importantes na Igreja no Brasil, ao assumir diversas missões, como professores de Filosofia e Teologia, muitos como bispos e alguns até como cardeais.”