Jesuíta

Morre o ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, padre João Rohr

Padre João Roque Rohr faleceu vítima da Covid-19; Sepultamento foi no final da tarde deste sábado, 29

Da redação, com CNBB

Padre João Roque Rohr/ Foto: CNBB

Morreu na manhã deste sábado, 29, em Porto Alegre (RS), o padre João Roque Rohr. O sacerdote foi reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma.

Vítima da Covid-19, o religioso jesuíta tinha 80 anos de idade e 60 anos de Companhia de Jesus. O padre morava na Comunidade Santos Mártires das Missões junto ao Colégio Anchieta (RS).

Padre João Roque Rohr foi provincial dos Jesuítas do Brasil. O presbítero também foi presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e assessor da CNBB.

Por causa da pandemia do coronavírus e das regras de isolamento social, não houve velório e missa de corpo presente. O sepultamento foi no final da tarde de ontem e com restrição de pessoas.

Reconhecimento

Em 2019, a Escola Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte (MG), concedeu ao padre João o título de Doctor Honoris causa.

O título foi entregue durante o II Congresso do Conhecimento. O evento foi realizado pela Escola Dom Helder e pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). O reconhecimento se deu pela criação da Fundação Movimento Direito e Cidadania (MDC).

Um dos mais respeitados jesuítas do país, padre João Roque Rohr era formado em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Natural de Santa Catarina (SC), foi um grande defensor da educação, esteve à frente de diversas instituições de ensino e colaborou com a criação de políticas públicas sobre o tema.

Nota de condolências da CNBB

Confira a íntegra da nota de condolência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB):

Brasília, 29 de maio de 2021

Prezado, padre Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento do padre João Roque Rohr, ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, ocorrido neste sábado, 29 de maio de 2021.

Nesse momento de dor, olhemos para o Cristo ressuscitado razão de nossa esperança, a quem um dos mais respeitados jesuítas do país, padre João seguiu e amou durante sua vida e missão.

Lembramos com gratidão o serviço prestado pelo padre João à frente do colégio, além do reconhecimento por toda sua trajetória de luta pela educação, sua dedicação à frente da presidência da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e na assessoria da CNBB.

Consolados pela fé, enviamos nosso abraço fraterno a todos os religiosos jesuítas, aos familiares do padre João Rohr e a toda comunidade Anchietana.

Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo