25 de outubro

Dia de Frei Galvão: frei comenta devoção ao santo e projetos do santuário

Reitor do Santuário explica sobre crescimento da devoção ao Frei Galvão, experiências de fé dos peregrinos e fala sobre construção do novo Santuário

Kelen Galvan
Da redação

Junto à imagem de Frei Galvão está a relíquia de primeiro grau do santo / Foto: Ascom Santuário

Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro é celebrado pela Igreja Católica nesta quarta-feira, 25, data da sua beatificação, ocorrida em 1998. Ele foi canonizado em 2007, por Bento XVI, durante sua visita apostólica ao Brasil.

Frei Galvão nasceu em 1739, em Guaratinguetá (SP). Foi religioso e sacerdote da Ordem dos Frades Menores e viveu por quase 60 anos na cidade de São Paulo, no Convento São Francisco. Profundo devoto da Imaculada Conceição, ele fez sua consagração perpétua à Virgem Maria em 1766. O frei dedicou boa parte de sua vida na construção do Recolhimento de Santa Teresa, atual Mosteiro da Luz, o que lhe rendeu o título de Patrono da Construção Civil no Brasil. Faleceu com fama de santidade no dia 23 de dezembro de 1822, no mosteiro que ele mesmo havia construído e onde se encontram seus restos mortais.

O atual reitor do Santuário de Frei Galvão, Frei Diego Atalino de Melo, OFM, destaca que a devoção ao santo está em crescimento nestes 16 anos desde sua canonização.

“Temos recebido muitos relatos de novas paróquias, novas comunidades sendo criadas e tendo como seu padroeiro nosso querido São Frei Galvão. (…) Eu sinto que temos um grande caminho a ser percorrido, muitas pessoas ainda não o conhecem, não sabem detalhes da sua vida, ou conhecem apenas uma parte, somente as pílulas, então um grande caminho precisa ser feito de divulgação e incentivo a essa devoção.”

O Santuário de Frei Galvão, localizado em Guaratinguetá, cidade natal do santo, recebe uma média de 600 mil visitantes por ano, sendo que a maior concentração de peregrinos é no segundo semestre. “De julho até janeiro é o tempo de ‘alta temporada’, onde as romarias aumentam. E a cada ano que passa temos sentido que esse número vai aumentando também”, indica o frade.

Frei Diego Atalino de Melo, OFM, reitor do Santuário de Frei Galvão / Foto: Ascom Santuário

Expressão de fé

O religioso destaca que o grande objetivo de uma romaria é estar no santuário e essa oportunidade é marcada por muitas manifestações de fé. Começa pela chegada ao local, que é marcada por muita devoção e emoção. “Alguns sobem as escadas, que dão acesso à Igreja, de joelhos, expressando esta reverência e gratidão”, lembra.

São os próprios frades e as irmãs franciscanas que acolhem cada romaria que chega ao Santuário de Frei Galvão. Ali eles explicam mais sobre a vida do santo, sobre as pílulas e fazem um momento de oração com os peregrinos. “Os devotos aqui têm a oportunidade de tocar na relíquia de primeiro grau de Frei Galvão, que é um pedacinho do osso do santo. Têm a oportunidade de visitar a capela do Santíssimo, a capela da natividade (onde há a porta da humildade), há também a imagem de São Francisco, um lago e a grande imagem de Frei Galvão que já está no terreno do novo Santuário”, explica o reitor.

Graças alcançadas

Frei Diego explica que são muitos os testemunhos de graças alcançadas que o santuário recebe diariamente e todas são muito marcantes. Ele destaca uma em especial:

“Uma família de Santa Catarina que chegou aqui chorando muito. Eu me aproximei, fui perguntar de onde eram. E o pai e a mãe relataram que eles sempre vieram ao santuário pedir a intercessão de Frei Galvão para alcançar a graça da maternidade. Ela já tinha tido vários abortos espontâneos e não conseguia ter um filho. E ali, eles estavam com dois meninos. E muito emocionados, vieram agradecer a Frei Galvão pela graça alcançada. Então eu perguntei: ‘é mesmo, vocês conseguiram?’. E eles disseram: ‘sim frei, nós conseguimos entender que Frei Galvão estava nos mostrando o caminho da adoção’. Depois de várias tentativas, eles entenderam que a graça acontece também de outras formas. Entraram na fila de adoção e conseguiram dois irmãos.”

O religioso afirma que gosta de contar esse testemunho para explicar que o maior milagre que Frei Galvão realiza na vida das pessoas é “fazê-las entender que os caminhos de Deus não são os mesmos que os nossos”.

“O maior milagre na vida das pessoas, por intercessão de Frei Galvão é abrir os olhos e os corações das pessoas para perceber as graças que estão ao nosso alcance. Assim como este, há tantos outros testemunhos de intervenção divina na cura de doenças, enfermidades, libertações, que acontecem sempre por meio da fé em Jesus, pela intercessão de Frei Galvão”, aponta o reitor.

Pílulas de Frei Galvão são distribuídas gratuitamente / Foto: Ascom Santuário

As pessoas que quiserem compartilhar o seu testemunho de graça alcançada pela intercessão deste santo, deve entrar em contato com o santuário. Os vários meios de contato estão divulgados no site www.santuariofreigalvao.com.

Pílulas

Muitas pessoas conhecem apenas as famosas “Pílulas de Frei Galvão”. Trata-se de sacramentais criados pelo próprio santo e que tem uma estreita ligação com a Virgem Maria.

Produzidas em papel de arroz (comestível), as pílulas contém a mesma oração escrita por Frei Galvão: “Depois do Parto, ó Virgem, permaneceste intacta, mãe de Deus, intercede por nós”. As pílulas são abençoadas e distribuídas gratuitamente.

O reitor do Santuário conta que, em média, são distribuídas 45 mil pílulas por mês e que elas são confeccionadas por voluntários. “Essas pílulas são confeccionadas aqui, neste santuário, por voluntários. Pessoas que já foram agraciadas por Frei Galvão e querem retribuir as graças alcançadas confeccionando as pílulas e entregando para as outras pessoas”.

Novo Santuário

Com o aumento da devoção a Frei Galvão, o atual Santuário tem se tornado pequeno, explica Frei Diego. Ele conta que existe um projeto já aprovado para a ampliação do local, com a construção de um novo Santuário:

“Uma Igreja com capacidade para três mil pessoas, com uma praça de celebrações para dez mil pessoas. Uma área comercial ampla, capelas (do Santíssimo, do batismo), enfim, há todo um projeto já finalizado e aprovado e que depende, claro, da doação dos fiéis. A medida que as pessoas forem se aproximando e colaborando com nossa família missionária de frei Galvão, esse projeto vai se tornando uma realidade e a construção vai acontecendo.”

Estátua de Frei Galvão já está no local onde será construído o novo Santuário / Foto: Ascom Santuário

O reitor explica que uma primeira etapa desta construção já está concluída, que é a Alameda de Frei Galvão, onde está a grande imagem do santo, abençoada pelo Papa Francisco. E há também o parque Laudato Si, uma área de 20 mil metros quadrados que está em processo de reflorestamento com a plantação de três mil mudas de árvores da mata atlântica.

“Tudo isso para dizer que o novo santuário já está em construção, as pessoas podem visitar, mas é claro, precisamos muito da ajuda e generosidade dos fiéis para concluir.”

Com informações do site do Santuário de Frei Galvão

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo