Dom João Santos Cardoso sucede o governo pastoral de Dom Jaime Vieira Rocha, que se torna arcebispo emérito
Da Redação, com CNBB
A arquidiocese de Natal (RN) acolhe um novo arcebispo: Dom João Santos Cardoso, atual bispo de Bom Jesus da Lapa (BA). A nomeação feita pelo Papa Francisco é por ocasião da renúncia apresentada por Dom Jaime Vieira Rocha, que se torna arcebispo emérito.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou Dom João pela nova missão. “Expressamos nossos votos de um frutuoso ministério nessas terras “entre o Potengi e as águas tranquilas do mar de Natal”, sob a proteção de Nossa Senhora da Apresentação.” Também agradeceu a Dom Jaime pelo serviço prestado ao longo de todos esses anos. “Seja sua emeritude um tempo de paz e alegrias “Naquele em quem acreditou”.
Biografia de Dom João Santos
Dom João Santos Cardoso tem 62 anos de idade é natural de Dário Meira (BA). Além da formação em Filosofia e Teologia, é mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado padre em 27 de dezembro de 1986, em Vitória da Conquista (BA).
Antes do episcopado, desempenhou diversas funções, como coordenador geral de pastorais da arquidiocese de Vitória da Conquista; diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da arquidiocese e professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Em 14 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo então Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato, tomando posse em 17 de março de 2012. Como lema episcopal, escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece). Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa. A posse foi no dia 25 de setembro de 2015. Dom João foi presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB entre 2019 e 2023.
Sobre Dom Jaime Vieira
Dom Jaime Vieira Rocha é natural de Tangará (RN), nascido em 30 de março de 1947. Tem formação em Filosofia, Teologia e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Bispo desde 6 de janeiro de 1996, quando foi nomeado para a diocese de Caicó (RN), Dom Jaime escolheu como lema Scio cui credidi (Sei em quem acreditei). Em 2005, foi nomeado bispo de Campina Grande (PB), onde permaneceu até 2011. Neste primeiro período do episcopado, foi referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família (1997 a 2003), administrador apostólico de Guarabira (2007 a 2008) e referencial da Comissão Episcopal Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
A nomeação para arcebispo de Natal aconteceu em 21 de dezembro de 2011 e a posse em 26 de fevereiro de 2012. Nesses anos, fez parte da Comissão Episcopal para Amazônia da CNBB, foi vice-presidente do Regional Nordeste 2 e bispo referencial da Comunicação no Regional Nordeste 2. No último quadriênio, foi presidente da Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB.