Acampamento Revolução Jesus 2023 começa nesta quinta-feira, 12; tema deste ano destaca Nossa Senhora: “Eclosão! E partiu apressadamente”
Julia Beck
Da redação
“Eclosão! E partiu apressadamente” é o tema que vai nortear o Acampamento Revolução Jesus (RVJ), que começa nesta quinta-feira, 12. A frase remete ao lema do maior evento para jovens católicos do mundo, a Jornada Mundial da Juventude 2023, escolhido pelo Papa Francisco: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39).
Maria será então uma das figuras centrais do acampamento da Comunidade Canção Nova. Segundo o pároco da Paróquia Santa Terezinha (SP), padre Sílvio César, que presidirá a missa de encerramento do evento, Nossa Senhora pode ser comparada à juventude, que é considerada a força vibrante da Igreja.
“Maria sai apressadamente assim que recebe o anúncio do anjo à casa de sua prima. Ela tem sempre essa atitude de praticidade: sai apressada para ir até Isabel e Zacarias, nas Bodas de Caná ela tem pressa de resolver um problema concreto. Enfim, ela é aquela que está sempre agindo de maneira veloz. Isso pode nos remeter àquilo que são os jovens dentro da nossa Igreja.” – Padre Sílvio César
O missionário da Comunidade Canção Nova Tiago Marcon está à frente do acampamento RVJ. Ao comentar sobre o tema e o destaque dado a Maria, recorda o momento em que Nossa Senhora foi entregue à humanidade como mãe.
“Aos pés da cruz, Jesus, que estava se consumindo em amor por nós, disse a João: ‘Eis aí a tua mãe’. Ali, João estava representando cada um de nós. Recebemos ali esse grande presente, que é a maternidade de Nossa Senhora. Portanto, ela é mãe, acima de tudo, mas também referência de apostolado, cristã e santidade”, disse.
Maria, enfatiza Marcon, é um exemplo a ser seguido nas suas virtudes e nas suas atitudes. “Mesmo recebendo os desígnios de Deus, saiu apressadamente para anunciar. Ela se colocou a serviço, tinha um coração inquieto, ardoroso. (…) Nós temos muito o que aprender com ela, pois ela é caminho certo para chegarmos até Jesus”.
Experiência Radical
A grande marca da edição deste ano do RVJ é o retorno, após três anos, da “Experiência Radical”, que são atividades realizadas em uma fazenda, na Fazenda Limeira, próxima à Canção Nova.
São dois dias de “Experiência Radical”, quando os participantes, maiores de 16 anos, realizam provas (seis módulos). Para padre Sílvio, a Igreja precisa, de fato, proporcionar aos jovens algo que seja provocativo, seja com experiências como essa, seja com um debate ou uma reflexão.
“A Igreja pode e deve ter esse zelo, esse cuidado de uma abordagem muito particular para atingir a juventude. São tempos desafiadores, até porque o jovem, cada vez mais, vem imbuído de muitos questionamentos, e muitos deles não são banais, são sérios. Poder oferecer isso enquanto Igreja é então algo fundamental para continuarmos o processo de evangelização”, opina o presbítero.
Temas trabalhados
A partir da “Experiência Radical”, serão trabalhados os seguintes temas com os jovens: afetividade e sexualidade, história de Salvação, família, vida nova e batismo no Espírito Santo, a vinda de Jesus e a misericórdia de Deus.
Padre Silvio frisa que a Igreja não perdeu e nunca perderá a sua identidade evangelizadora. O sacerdote reflete que evangelizar vai muito além da Doutrina, que é própria da Igreja. “Podemos entrar em temas que fazem parte da vida das pessoas e quando queremos trabalhar de modo especial com a juventude, alguns temas precisam ser bem abordados para podermos tocar, atingir e conscientizar para gerar mudanças”, disse.
O presbítero lembra que esse tempo da adolescência e da juventude é de muitas escolhas. “E quantos jovens, hoje, estão fazendo escolhas erradas, primárias, infantilizadas em um primeiro impulso… Quando oferecemos temas específicos, que mexem com a nossa identidade de fé, com a nossa realidade familiar e com tudo que é próprio da vida humana, estamos pensando na evangelização”.
Desafios da juventude
A juventude enfrenta muitos desafios. Padre Sílvio destaca a frustração como um deles, o que ocorre diante da falta de oportunidades na sociedade: no trabalho, valores, relacionamentos.
“Hoje, a juventude é desafiada o tempo todo a se encontrar neste cenário tão fragmentado e que joga ‘goela abaixo’ tantas ideologias. Muitas vezes, o jovem se sente pequeno diante de tantos grandes desafios.” – Padre Sílvio César
O sacerdote alerta para uma realidade recorrente entre os jovens: viver “às cegas”, ou seja, viver “entrando em ruas e vielas que, lá na frente, resultarão em desgraças pelas escolhas feitas”. Reforça, então, a importância de olhar para os jovens e reconhecer quais são os desafios que eles têm enfrentado, seja no campo moral, como na família, na profissão e nas oportunidades de vida.
Programação
A programação do acampamento conta com palestras, momentos de oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Também haverá shows com a Banda Acordi, o Ministério Colo de Deus, Missionário Shalom, Ministério Amor e Adoração e os cantores Cassiano Meirelles e Gabriel Corrêa. A juventude ainda pode participar do “Holy Fest”, com Brais Oss, às 0h30 do domingo, 15.
As missas serão no Santuário do Pai das Misericórdias. Além do padre Sílvio, padre Elinton Costa, da Comunidade Bethânia; padre José Eduardo Oliveira, da diocese de Osasco (SP); e padre Demétrio Gomes da Silva, da arquidiocese de Niterói (RJ), presidirão as Santas Missas destes próximos dias.
Aos jovens, padre Sílvio deixa um convite: “Querida juventude, ter a oportunidade de participar de um acampamento como o RVJ é, em primeiro lugar, uma grande alegria e graça de Deus, curtir tudo aquilo que este encontro propõe. Venha com o coração aberto, disponível, destrancado para permitir que o Espírito Santo haja através das pregações, experiências fortes, momentos de oração, shows e louvor. Deus sabe entrar no coração de todos de maneira sútil”.
O desejo do presbítero é que toda a juventude seja tocada como foi Maria. “Que saiam apressados para fazer um mundo melhor”, conclui.
Para os jovens que não conseguirão participar presencialmente do acampamento, a programação do evento será transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.