O representante ortodoxo chegou pela primeira vez ao Vaticano, depois de sua nomeação em junho passado como sucessor do Metropolita Hilarion
Da Redação, com Vatican News
Um encontro que acontece no contexto dos contatos ecumênicos entre o Papa e o Patriarcado de Moscou e segue o colóquio à distância entre Francisco e o Patriarca ortodoxo de Moscou Kirill, ocorrido em março passado. Abrindo as audiências da manhã desta sexta-feira, 5, o Papa Francisco recebeu o Metropolita Antonij de Volokolamsk, que em junho passado substituiu o Metropolita Hilarion como presidente do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou.
Foi precisamente Hilarion que se sentou ao lado de Kirill durante a videoconferência em março, quando o Papa expressou ao Patriarca de toda a Rússia sua convicção de que, em relação ao drama da guerra na Ucrânia, o dever dos cristãos e seus pastores é “fazer tudo” no “esforço para ajudar a paz, para ajudar aqueles que sofrem” e para deter o fogo porque “quem paga a conta da guerra é o povo”.
Posteriormente, em 25 de abril, Francisco enviou uma carta de felicitações ao Patriarca Kirill por ocasião da Páscoa das Igrejas Católica e Ortodoxa, que seguem o calendário juliano. “Que o Espírito Santo – escreveu o Papa em um trecho da carta – transforme nossos corações e nos torne verdadeiros pacificadores, especialmente para a Ucrânia devastada pela guerra”, enquanto “sentimos todo o peso do sofrimento de nossa família humana, esmagada de violência, guerra e muitas injustiças”.