Em um comunicado oficial, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro informa que o uso de máscaras faciais se tornou facultativo em diversas ocasiões
Da redação, com Arquidiocese do RJ
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira, 9, que o uso de máscaras faciais será facultativo. A direção da arquidiocese se baseia no decreto da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, promulgado nesta segunda-feira, 7.
Sendo assim, segundo a direção da Arquidiocese, o uso da máscara durante reuniões, confissões, procissões e todas as demais atividades paroquiais é agora facultativo. O mesmo vale à distribuição da Comunhão Eucarística, que pode ser feita à mão ou boca. “Deixamos a liberdade de se adequar ao que a comunidade estiver acostumada”, afirma a nota.
A higienização periódica do ambiente paroquial, porém, segue como necessária, bem como as demais medidas higiênicas.
A Arquidiocese carioca, porém, faz uma ressalva: pede que estas mudanças sejam implementadas de forma gradual, “de acordo com a sensibilidade do nosso povo”. “Usando a prudência na adoção dos novos critérios, a transição deverá ocorrer em um clima de tranquilidade e caridade”, finaliza a nota, assinada pelo bispo auxiliar, Dom Juarez Delorto Secco.