Encontro

Presidentes da Ucrânia e da Estônia se reúnem em Kiev

Encontro aconteceu após Rússia reconhecer repúblicas separatistas da Ucrânia

Da Redação, com Reuters

Os dois presidentes se reuniram em Kiev / foto: Reprodução Reuters

Após o presidente Russo Vladimir Putin ter ordenado o envio de tropas para regiões separatistas no leste da Ucrânia, o presidente da Ucrânia, Voloymyr Zelenskiv, reuniu-se com o presidente da Estônia, Alar Karis, em Kiev nesta terça-feira, 22. Um pedido do Ministério das Relações Exteriores para romper relações diplomáticas com a Rússia estava sendo avaliado por Zelenskiy após o encontro com Karis.

Leia mais
.: Papa convoca dia de jejum e oração pela paz em 2 de março

O presidente Ucraniano pediu aos aliados da Ucrânia que não esperem por uma nova escalada para impor sanções, que devem incluir o fechamento do gasoduto Nord Stream 2, liderado pela Rússia. Zelenskiy diminuiu a perspectiva de um conflito em larga escala com a Rússia, mas afirmou estar pronto para introduzir a lei marcial caso isso ocorra.

A situação na fronteira entre Rússia e Ucrânia é tensa há semanas, e a crise se agravou nos últimos dias. O presidente russo, Vladimir Putin negou o ataque à Ucrânia, porém os EUA afirmam que ele pode e havia decidido fazer isso em breve.

A crise teve início em novembro quando a Rússia começou a mover muitas tropas para as áreas próximas à fronteira com a Ucrânia. Em 15 de fevereiro, o presidente Vladimir Putin falou que haveria uma retirada parcial das forças russas, com mais de 100 mil soldados deslocados. Contudo, a Ucrânia e seus aliados disseram que não houve uma redução na quantidade de tropas russas nas áreas de fronteira.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo