Proibição deve entrar em vigor em 2027 e será progressiva a cada ano em relação à idade
Da redação, com Reuters
A Nova Zelândia anunciou que planeja proibir os jovens de comprar cigarros durante a vida em uma das medidas mais duras do mundo contra a indústria do tabaco, argumentando que outros esforços para extinguir o fumo estavam demorando muito.
A partir de 2027, ninguém com menos de 14 anos poderá comprar cigarros legalmente no país. A idade da medida aumentará progressivamente a cada ano.
Na Nova Zelândia, os Maori, um povo originário, fumam mais que o resto da população. A nova lei tem como principal objetivo diminuir o consumo entre o grupo. A Ministra Associada da Saúde, Ayesha Verrall, anunciou o plano:
“Queremos garantir que os jovens nunca comecem a fumar, por isso estamos legislando para uma geração livre de fumo, tornando um crime vender ou fornecer produtos de tabaco para aqueles com 14 anos quando a lei entrar em vigor. Nossas projeções mostram que a população europeia da Nova Zelândia provavelmente alcançará o status de livre do fumo em 2025. Mas os Maori não atingirão essa meta por décadas se não agirmos agora.”
O governo consultará uma força-tarefa Maori de saúde e especialistas em saúde pública nos próximos meses. O objetivo é de que a lei se oficialize até o final de 2022.
As autoridades da Nova Zelândia não disseram como planejam policiá-lo. As duras restrições do país o colocarão atrás do Butão – onde a venda de cigarros é totalmente proibida.