Reunião acontece em Roma até quinta-feira, 24, e discute situação na Terra Santa e no Oriente Médio
Da Redação, com Vatican News
A Congregação para as Igrejas Orientais informa que começa, nesta segunda-feira, 21, a 94ª Assembleia Plenária da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (ROACO).
Os trabalhos do organismo prosseguem até quinta-feira, 24 de junho. Vários são os convidados provenientes do Oriente Médio e da África, de países de competência do organismo, que participam dos trabalhos realizados presencialmente na Casa Bonus Pastor, em Roma.
Uma oração pelas terras em sofrimento
Segundo a Congregação para as Igrejas Orientais, a primeira reunião está prevista para esta tarde, às 16h, com o Comitê Diretivo.
Nesta terça-feira, 22, às 8h30, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, presidente da Roaco, presidirá a celebração eucarística inaugural. Na celebração, a oração pelos países que continuam sofrendo as consequências da violência, da instabilidade social e política agravada pela persistência da pandemia”. Além disso, por todos os benfeitores vivos e mortos, e se confiará ao Senhor e à intercessão da Mãe de Deus o desenvolvimento das sessões programadas.
Foco na Terra Santa
A primeira sessão se concentrará na situação da Terra Santa, através das contribuições do Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, do custódio e guardião do Monte Sião, padre Francesco Patton, e do vice-reitor da Universidade de Belém, padre Peter Bray.
Leia também
.: Campanha ajuda comunidades religiosas na Terra Santa
.: Papa se une à iniciativa de oração por Terra Santa e Mianmar
Também serão divulgadas informações sobre a Coleta a favor da Terra Santa 2020. No encontro da tarde de terça-feira, 22, o olhar se voltará para a Etiópia, Armênia e Geórgia, graças à presença e aos relatos dos respectivos núncios apostólicos, Dom Antoine Camilleri e Dom José Avelino Bettencourt.
Uma reflexão sobre a situação no Oriente Médio
Na manhã de quarta-feira, 23, haverá uma reflexão sobre a situação de todo o Oriente Médio. Nesse momento, testemunhos do secretário para as Relações com os Estados, Dom Richard Gallagher, e dos representantes pontifícios na Síria, Cardeal Mario Zenari; no Líbano, Dom Joseph Spiteri; no Iraque, Dom Mitja Leskovar.
Participam também da plenária, os representantes das Agências Católicas que fazem parte da Roaco, os funcionários da Congregação para as Igrejas Orientais e os representantes da Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado e de alguns Dicastérios interessados.
Devido ao programa intenso e ao contexto limitado em que o trabalho se realiza, não serão concedidas entrevistas.