MAU TEMPO

Fortes chuvas deixam mortos e causam deslizamentos no Vietnã

Estimativas das autoridades locais apontam 178 mil residências destruídas e outras 105 pessoas mortas

Da redação, com Reuters

Idosa fica presa no telhado de sua casa e aguarda resgate após fortes chuvas que acometem o Vietnã desde o início de outubro / Foto: Reprodução Reuters

As autoridades vietnamitas se prepararam nesta terça-feira, 20, para outra tempestade, já que o número de mortos em enchentes e deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas desde o início de outubro chegou a pelo menos 105, com dezenas ainda desaparecidos.

Equipes de resgate e especialistas em desastre estavam de prontidão e preparando equipamentos nas Filipinas, aguardando a chegada na ilha principal de Luzon nesta terça-feira, 20, da tempestade tropical Saudel, que também pode trazer fortes chuvas e causar deslizamentos de terra.

A agência meteorológica do Vietnã espera que Saudel chegue à região central no sábado, 24, que trará chuvas mais intensas, com risco de agravar sua pior enchente em anos.

Enchentes e deslizes de terra durante o mês de outubro já mataram pelo menos 105 pessoas na região central do Vietnã e deixaram outras 27 pessoas desaparecidas, entre elas 15 trabalhadores na construção de uma hidrelétrica após um deslizamento de terra na semana passada.

Pelo menos 178 mil residências foram destruídas, quase 7 mil hectares (ou 17.297 acres) de plantações foram afetadas e 700 mil animais de fazenda foram mortos, de acordo com dados oficiais.

A tevê estatal mostrou pessoas sentadas sob o telhado das casas esperando por ajuda e resgate na província conhecida como Quang Binh, onde as enchentes bloquearam estradas e cortaram o fornecimento de energia elétrica.

“Não como desde ontem”, disse uma senhora idosa à tevê, em cima seu telhado. “Não temos nada, nem comida, nem telefone. Nada.”, lamentou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo