No próximo dia 15, o Papa Francisco participará de um momento de reflexão sobre a educação na Universidade Lateranense, em Roma, por meio de uma videomensagem
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou. em boletim, que no próximo dia 15 de outubro, às 14h30 (9h30 no horário de Brasília) O Papa Francisco voltará a abordar o tema da educação, central em seu ensinamento e diálogo com o mundo. Ele o fará por meio de uma vídeomensagem, na qual apresentará uma espécie de resumo – do que foi proposto sobre o assunto durante o pontificado – e algo programático. Francisco repetiu várias vezes durante o seu ministério que “educar é um ato de esperança”.
No final da Mensagem, o Papa Francisco irá propor a adesão ao Pacto Educativo Global , um pacto para gerar uma mudança em escala planetária, para que a educação seja criadora de fraternidade, paz e justiça. Uma necessidade ainda mais urgente neste momento marcado pela pandemia.
Leia também:
.: Papa convida educadores para “reconstrução do pacto educativo global”
.: Íntegra da mensagem do Papa para o lançamento do Pacto Educativo
A mensagem do do Papa será transmitida na Pontifícia Universidade Lateranense, durante um evento promovido pela Congregação para a Educação Católica, dedicado especificamente ao mundo acadêmico. O evento poderá ser acompanhado ao vivo através do portal Vaticano News e dos canais Youtube www. vaticannews.va (o streaming terá tradução simultânea em inglês, francês, espanhol e português) e por meio dos canais de distribuição da Vatican Media.
As palavras do Santo Padre serão comentadas à distância pela Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay – por meio de uma mensagem de vídeo – e, na universidade pontifícia, pelos chefes da Congregação para a Educação Católica: Cardeal Giuseppe Versaldi e Dom Angelo Vincenzo Zani. Junto com eles, os reitores da Lateranense, professor Vincenzo Buonomo, e da Universidade Católica do Sagrado Coração, Franco Anelli, e a socióloga Silvia Cataldi, professora da Universidade “La Sapienza” de Roma. A mensagem do Papa também será comentado por jovens estudantes – os primeiros destinatários da mensagem do Santo Padre. O evento será apresentado e moderado por Alessandro Gisotti, vice-diretor editorial do Dicastério para a Comunicação.
Leia mais:
.: Papa dá dicas para educação dos jovens na fé e para a vida
.: Papa fala sobre o papel fundamental da educação à cidadania
O encontro colocará em relevo o apelo formulado pelo Santo Padre em 12 de setembro de 2019: «É preciso unir forças e fazer nascer uma aliança educativa – disse – por isso quero encontrar-me convosco em Roma», reiterando a seguir o convite aos embaixadores de todo o mundo, reunidos por ocasião do discurso ao Corpo Diplomático , em 9 de janeiro de 2020.
A pandemia Covid-19, como se sabe, obrigou o evento a ser cancelado no Vaticano, sem, no entanto, interromper o planejamento. Assim, a Education Village, na qual se apresentam as melhores experiências educacionais internacionais, se transformou em um espaço virtual. De fato, nos últimos meses, mais de 70 experiências educacionais se realizaram no mundo e se inspiraram nos temas do Pacto: a dignidade. e direitos humanos, paz e cidadania, ecologia integral, fraternidade e desenvolvimento. As experiências foram selecionadas pela Escola Secundária Educando para o Encontro e a Solidariedade (EIS), da Universidade LUMSA de Roma, que as apresentará em uma próxima conferência, compartilhando-as também no site do evento (www.educationglobalcompact. org).
A jornada preparatória também proporcionou a realização de 8 seminários internacionais presenciais e, desde março, numerosos compromissos realizados em modo “remoto”, aos quais se soma agora o evento do próximo dia 15 de outubro.