Páscoa

Fiéis recordam Dom Henrique em Missa de Sétimo Dia

Missa de Sétimo Dia de Dom Henrique Soares da Costa foi celebrada hoje

Da redação, com Diocese de Palmares

Missa de Sétimo Dia de Dom Henrique Soares foi celebrada hoje./ Foto: Reprodução Youtube Diocese de Palmares

Nesta sexta-feira, 24, foi celebrada na Catedral de Palmares (PE) a Missa de Sétimo Dia de Dom Henrique Soares da Costa. Dom Henrique era o bispo da diocese e faleceu em decorrência da covid-19. A missa foi presidida por Dom Genival Saraiva, bispo-emérito da diocese, e concelebrada por diversos bispos do regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e sacerdotes. 

Na homilia, o bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes, falou sobre o lema da vida episcopal de Dom Henrique, terceiro bispo de palmares: “Apascentar em Cristo”, e disse que esta palavra o guiou não apenas como prelado, mas desde sua ordenação sacerdotal, em 15 de agosto de 1992:

“Toda a vida ministerial de nosso saudoso bispo foi um esforço para trazer as ovelhas desgarradas ao único rebanho do Senhor, que é a sua Santa Igreja Católica, que Dom Henrique tanto amava. Resgatando vidas pela força que brota do Evangelho, com as suas sempre convenientes palavras de vida e de salvação. O intrépido Dom Henrique fez justiça à sua escolha, não apenas no esforço de ser um bispo, o que não fez por vaidade ou auto-promoção, mas para fazer boas as almas que lhe foram confiadas ao cuidado pastoral.”

Dom Dulcênio comparou a vida de Dom Henrique à de Agostinho de Hipona, do distante século IV, que aconselhava ao clero para que fossem bons e coerentes.

“A páscoa de Dom Henrique tocou a tantos porque a tantos corações em vida tocou com o dedo de Deus, na força do Espírito Santo. Dom Henrique buscou tenazmente acompanhar com o púlpito da sua vida e do seu procedimento a transparência da Palavra que habilmente anunciava com tanta simplicidade e clareza. Provado nos últimos dias, reluziu ainda mais a chama de sua esperança. A beleza do Céu que eloquentemente pregou, criando nos seus ouvintes grande desejo do Alto, pela Misericórdia de Deus, é chamado à posse.”

E completou falando sobre a reflexão feita nos últimos momentos da vida de Dom Henrique, e sobre a esperança na vida eterna: “Porque a vida dos justos está nas mãos de Deus, esperamos porque cremos no infinito amor do Senhor, que ele está em paz, porque a sua esperança que sempre foi o Cristo, em quem apascentou, incutiu-lhe a imortalidade. A escola do sofrimento, que marcou os últimos dias na vida daquele a quem sufragamos, foi instrumento de Deus para a conversão de tantos.”

Dom Dulcênio lembrou sobre a missão dos bispos em geral, que devem ser “imagem de Cristo, o Santo de Deus, de quem emana a santidade”, e concluiu: “Que transportado aos ombros do Bom Pastor, Dom Henrique alcance as campinas eternas que tão ansiosamente esperou e tão ardentemente apontou para os outros”.

Em decorrência do período pandêmico, a cerimônia foi reservada apenas para o clero e familiares de Dom Henrique Soares.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo