Internacional

Nuvem de poeira proveniente do Saara se aproxima dos EUA

Enorme nuvem de poeira passa pelo Caribe e baixa a qualidade do ar para níveis insalubres

Da redação, com Reuters

Uma enorme nuvem de poeira vinda do Saara encobriu faixas do Caribe, transformando o céu azul em uma névoa marrom e provocando avisos de saúde em toda a região, à medida que a qualidade do ar caiu para níveis insalubres.

Os fortes ventos quentes sobre o deserto do Saara tipicamente levantam areia nesta época do ano e levam milhares de quilômetros através do Oceano Atlântico para as Américas. Este ano, o pó é o mais denso em meio século, segundo vários meteorologistas. A fumaça espessa reduziu drasticamente a visibilidade.

A nuvem de poeira se deslocou para o leste do Caribe no fim de semana e na terça-feira havia sufocado Hispaniola, Jamaica, Porto Rico e leste de Cuba, continuando seu avanço para o noroeste, em direção à América Central e sul dos Estados Unidos.

Autoridades de toda a região alertaram os moradores a permanecerem em casa sempre que possível e a usar uma máscara facial, especialmente se eles já tivessem uma condição respiratória, pois o pó era um poderoso irritante e poderia conter agentes patogênicos e minerais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo