Novidade

Seminário discute serviço pastoral a pessoas separadas ou divorciadas

Evento é voltado para a formação dos agentes do Serviço Canônico-Pastoral, agentes da Pastoral Familiar e demais agentes pastorais da arquidiocese

Da Redação

A  Arquidiocese de Curitiba promove neste sábado, 23, o 1º Seminário do Serviço Canônico Pastoral de Pessoas Separadas/Divorciadas. O evento terá como tema: “A Teologia personalista do Vaticano II e sua aplicação. Uma leitura Eclesial desde a Gaudium et spes até Amoris Laetitia”.

Segundo nota de divulgação do evento, o “seminário será o momento de trabalhar a formação dos agentes do Serviço Canônico-Pastoral e a formação dos agentes da Pastoral Familiar e demais agentes pastorais da arquidiocese para aprofundamento sobre este novo Serviço”.

Padre Rafael Solano é consultor do setor vida e família da CNBB / Foto: Arquivo – Canção Nova

O assessor do seminário, padre Rafael Solano, da arquidiocese de Londrina (PR), é doutor em teologia Moral, consultor da CNBB setor vida e família e professor de Teologia Moral e Bioética na PUC (PR). Ele destaca que o evento, e por consequência o trabalho pastoral da arquidiocese de Curitiba, neste campo, surgiram da proposta da Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris Laetitia e tem como objetivo contribuir no desenvolvimento do trabalho e acompanhamento das famílias .

“Este é um primeiro passo. Quer dizer temos um longo caminho a ser percorrido com isso; podemos afirmar mais uma vez que a proposta do Papa Francisco é dar prioridade ao tempo”, destaca o assessor. Padre Rafael afirma ainda que o documento pós-sinodal ajudou a descobrir novas fronteiras para o trabalho da Pastoral Familiar.

Os participantes também irão refletir a dimensão personalizada desta atividade pastoral e de sua finalidade voltada à iniciação cristã. Além disso, será apresentado o Subsídio elaborado para os encontros desenvolvidos pelo Serviço Canônico-Pastoral.

Leia também:
.: Casais separados em busca da felicidade
.: A separação dos pais e a dificuldade emocional dos filhos
.: Os maiores desafios depois do divórcio

O Serviço de Acompanhamento Canônico-Pastoral de Pessoas separadas/divorciadas, iniciado em 2017 na arquidiocese, tem investido na estruturação deste trabalho de diálogo com as comunidades paroquiais. Desde então, explica a nota, as diversas instâncias e forças vivas das comunidades têm contribuído para a consolidação desta novidade.

Este serviço de Acompanhamento Pastoral tem ajudado pessoas que estão passando por dificuldades no relacionamento e desejam buscar a verdade sobre seu vínculo matrimonial, indo assim além do Serviço Jurídico já existente para declaração ou não de Nulidade Matrimonial.

Padre Rafael Solano destaca ainda que, de modo muito concreto, a missão da Igreja em meio às famílias que vivem este momento difícil é oferecer ternura, atenção e acompanhamento para que possam fazer um bom discernimento.

As inscrições podem ser realizadas pelo site da Arquidiocese de Curitiba.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo