Em defesa da vida

Arquidiocese de BH promove seminário sobre mineração e Casa Comum

Evento reflete sobre a missão da Igreja Católica na defesa da Casa Comum e terá a participação do monsenhor Bruno-Marie Duffé

Da redação, com Arquidiocese de BH

Cartaz de divulgação do Seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum”/ Foto: Divulgação

Começa nesta sexta-feira, 17, na Arquidiocese de Belo Horizonte, o Seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum”. O encontro, que terá seu fim neste sábado, 18, terá a participação do monsenhor Bruno-Marie Duffé, do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, e promove uma reflexão sobre a missão da Igreja Católica na defesa da Casa Comum e seu necessário posicionamento para uma urgente revisão do modelo econômico extrativista.

O seminário também divulgará a posição da Igreja, inspirada por sua Doutrina Social, a fim de orientar a opinião pública e apoiar as comunidades, grupos e movimentos que se empenham em defesa dos territórios. O Dicastério manifestará solidariedade às vítimas de Brumadinho e apoio à Igreja empenhada em defesa da vida.

Acesse
.: Notícias da cobertura da tragédia em Brumadinho

O evento é organizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, a partir da PUC Minas e da Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (Aderi), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (a partir do grupo de trabalho dedicado à mineração) e a Rede Igrejas e Mineração (uma plataforma ecumênica que articula Igrejas Cristãs nos países do continente americano).

Programação completa:

Sexta-feira, 17 de maio – no Museu de Ciências Naturais PUC Minas (Av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico)

16h – abertura oficial do eventoBoas vindas – Dom Walmor de Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Presidente da CNBB.

Abertura e mediação do painel – O cenário da mineração em MG e no Brasil: Frei Rodrigo de Castro Amédée Péret. GT Mineração da CNBB e Rede Igrejas e Mineração.

As múltiplas realidades sociais em Brumadinho – Marina Oliveira, Articuladora Social da Arquidiocese de Belo Horizonte, moradora de Brumadinho)

As estratégias utilizadas para a divisão das Comunidades – Dr. André Sperling (Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais)

As Políticas Públicas em defesa dos territórios e das comunidades – Dra. Caroline Morishita (Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais)

A missão da Igreja: novos caminhos frente à mineração, em Minas Gerais e no Brasil – Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães Bispo Auxiliar da Arquidiocese de BH e Reitor da PUC Minas e Dom Sebastião Lima Duarte, Presidente do GT Mineração da CNBB.

Ecologia Integral para a Vida da Casa Comum – Reflexão do monsenhor Bruno-Marie Duffé, Secretário do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano.

Debate

Abertura da Exposição Fotográfica “Piedade de Minas”, no hall do Museu da PUC Minas.

Sábado, 18 de maio – Sábado da Compaixão e da Solidariedade – Visita e Celebração da Esperança, em Brumadinho

9h às 11h – Córrego do Feijão (na igreja), com momento celebrativo e procissão até a lama.

13h às 17h – Parque da Cachoeira (na igreja), com momento celebrativo e procissão até a lama.

18h às 19h – Missa da Esperança – Celebração na Igreja Matriz de Brumadinho (Paróquia São Sebastião)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo