Francisco voltou a reiterar na Audiência Geral desta quarta-feira, 11, que a vida é sagrada desde a sua concepção até a morte natural
Da redação, com Vatican News
Ao saudar os peregrinos poloneses presentes na Audiência Geral desta quarta-feira, 12, o Papa Francisco recordou a Marcha pela Vida realizada no país no último domingo, 9. Segundo o Pontífice, a iniciativa carrega a mensagem de que a vida é sagrada, pois é dom de Deus.
“Somos chamados a defendê-la e servi-la desde a concepção no ventre materno até a idade avançada, quando ela é marcada pela enfermidade e pelo sofrimento. Não é lícito destruir a vida, torná-la objeto de experimentações ou falsas concepções. Peço-lhes que rezem para que a vida humana seja sempre respeitada, testemunhando assim os valores do Evangelho, especialmente no âmbito da família”, exortou Francisco.
Leia também
.: Papa Francisco: o aborto nunca é a resposta ideal para as famílias
.: Papa em defesa da vida: “Onde há vida, há esperança!”
.: CNBB lança Observatório de Bioética para pesquisas em defesa da vida
No último domingo, milhares de pessoas participaram na Polônia da “Marcha pela vida”. Durante o evento – refere o Escritório de Imprensa da Conferência Episcopal polonesa – foi pedida em particular, a retirada da introdução ao documento sobre educação sexual nas escolas.
Kamil Zwierz, presidente do Centro para a Vida e a Família, ao falar sobre o lema deste ano – “Não permitir a educação sexual nas escolas” – afirmou que as Marchas pela Vida e a Família deste ano realizadas na Polônia, são dedicadas ao problema da educação sexual nas escolas: “representa uma séria ameaça a uma visão correta das crianças e jovens e à prioridade educacional dos pais; devemos definitivamente nos opor a isso”.
A Marcha de Varsóvia partiu do monumento de Copérnico em direção a Krakowskie Przedmieście, até chegar à Prefeitura de Varsóvia. Os participantes portavam uma bandeira branca e vermelha de 100 metros. Especialmente os mais jovens, seguravam balões coloridos.
A Marcha foi precedida pela Santa Missa na Igreja da Santa Cruz para os participantes do evento, enquanto a bênção foi concedida pelo cardeal Kazimierz Nycz, Metropolita de Varsóvia, e por Dom Romuald Kamiński, arcebispo da Diocese de Varsóvia-Praga.
Marcha pela Vida no Brasil
No Brasil aconteceu nesta terça-feira, 11, a 12ª Marcha Nacional pela Vida em Brasília (DF). O tema deste ano foi “Brasil pelas duas Vidas” e se juntou à campanha “Salvem as duas vidas”, iniciada em 2018 em toda a América Latina. A 12ª edição da Marcha Nacional pela Vida pediu a aprovação do Estatuto do Nascituro (PL 478/2007) e da PEC da Vida (PEC 29/2015), além de reforçar que a grande maioria dos brasileiros (78%) é contra o aborto.
A manifestação também questionou as tentativas de legalização do aborto no país por meio do Judiciário. Um exemplo é a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5581, ajuizada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). Na ação, a associação pede a legalização do aborto para gestantes infectadas pelo zika vírus. A ação ainda será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).